Ambiente multicultural

Instalado em um dos mais importantes shoppings da cidade, o Cine Cena Unijorge incentiva a difusão da arte nacional aos alunos da universidade

O cine-teatro, localizado no Shopping Itaigara, também promove oficinas profissionalizantes de audiovisual
(Foto: Divulgação)

Recentemente, o cenário cultural baiano ganhou um novo núcleo de exposição de filmes e espetáculos genuinamente brasileiros, com elevado padrão tanto em suas instalações quanto na sua diversificada programação. O Cine Cena Unijorge, localizado no 3º piso do Shopping Itaigara, é um espaço múltiplo onde são projetadas obras cinematográficas nacionais e apresentados shows, peças, oficinas, workshops, entrevistas coletivas e outras produções artísticas de alta qualidade.

Concebida em parceria entre o professor de História Ricardo Carvalho e a produtora Multi Planejamento Cultural, tendo o Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge) como um dos patrocinadores da ação, a proposta tem como público-alvo os estudantes da própria instituição de ensino superior. Além de exibir filmes e apresentações, o Cine Cena Unijorge executa oficinas profissionalizantes de audiovisual, excelentes oportunidades interativas para que os alunos ingressem profissionalmente no mercado técnico do segmento.

O professor Carvalho, em depoimento à assessoria de comunicação da universidade particular, salienta o papel formador de novas plateias do cine-teatro. "Este espaço já nasce com apoio de escolas baianas. Vamos ter ações com crianças e jovens em horários alternativos à grade de programação". As ações às quais o docente se refere têm o propósito pedagógico de conhecer o funcionamento de um teatro, respeitar regras e experienciar desde cedo as suas atrações.

Conforto e segurança

Inaugurado em 22 de julho último, na área onde funcionava o antigo Cine Place Itaigara, desativado há dois anos, o Cine Cena Unijorge proporciona ao público-alvo uma moderníssima infraestrutura de entretenimento, comodidade e segurança para atender à sua demanda. Entre os diferenciais da plateia, que dispõe de 200 lugares, estão cadeiras especiais reservadas a pessoas portadoras de problemas na coluna vertebral e uma exclusividade, as poltronas duplas para namorados, denominadas love-seat.

A implantação de um cine-teatro no Shopping Itaigara devido à escassez de espaços de cultura em Salvador e, especificamente, no bairro do Itaigara e adjacências, é justificada pela diretora da Multi Planejamento Cultural, Fernanda Bezerra, produtora cultural graduada pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). "O Cine Cena Unijorge terá, entre outras, essa função de oferecer uma opção para os artistas e para o público", pondera Fernanda, em depoimento à assessoria da Unijorge.

Toda a grade de programação cinematográfica é constituída somente por produções nacionais, objetivando expandir e valorizar a visibilidade das películas brasileiras e viabilizar os seus lançamentos através da promoção de entrevistas coletivas, workshops e diálogos informais com atores e diretores. Os ingressos, populares, são vendidos pelo preço fixo de R$ 4. Quanto aos lançamentos da nova safra do cinema e do teatro brasileiro, está sendo dada atenção especial aos filmes, documentários e peças baianos, a fim de estimular a cultura local.

Vantagens

Filmes antigos restaurados e mostras especiais também serão rodados em breve na sala de projeção. Dentre as vantagens exclusivas concedidas a alunos da Unijorge estão a escolha de um filme nacional pela turma para assistirem coletivamente, efetuada pelas redes sociais, no Clube do Estudante; e a exibição, nas sessões de curtas-metragens ao meio-dia, de obras cinematográficas para que o aluno assista antes ou depois da aula.

Para comparecer à programação integral e obter 50% de desconto, é necessário apresentar o cartão de acesso às dependências do centro universitário e o comprovante de matrícula. Além da Unijorge, o espaço multiartístico conta com o patrocínio do Centro Educacional Vitória-Régia, da rede de supermercados Bompreço/Hiper Bompreço e do Banco do Nordeste.

Comentários