Senhora Miscelânea

A comerciante Wania Sandes faz da arte de vender bijuterias e outras quinquilharias um excelente negócio

Wania usa a maior parcela de seu tempo para se dedicar mais a sua empresa
(Foto: Hugo Gonçalves)

Vendas de acessórios. O árduo cotidiano da comerciante Wania Sandes dos Santos é basicamente traduzido nesse rentável e fecundo negócio, que otimiza o seu trabalho. Para ela, que trabalha desde a adolescência, a ideia de montar um ponto de venda surgiu devido à sua paixão pela confecção de bijuterias, uma das categorias de quinquilharias comercializadas na sua loja.

Wania, carioca radicada na Bahia há 22 anos, fica mais tempo dedicando a seu estabelecimento do que a sua residência. "Cada dia eu faço uma coisa diferente. Eu fico na loja às vezes, vou na rua comprar, eu viajo", esclarece, sintetizando seu hábito rotineiro.

Capitaneada por ela, a Malagueta Acessórios, localizada na Boca do Rio, comercializa, além de bijuterias, uma miscelânea de mercadorias, tais como bolsas, perfumes com fragrâncias importadas, cosméticos para maquiagem, relógios, chapéus, bonés, mochilas e malas para viagem. A maioria dos clientes da empresa são mulheres, atraídas por seus produtos.

De telefonista a vendedora

Wania nasceu na cidade do Rio de Janeiro há 57 anos. Seu próspero currículo profissional teve início prematuro, como telefonista. Antes de tornar-se vendedora, era promotora de vendas na extinta rede de lojas de departamento Mesbla, no Méier e na Tijuca, ambos na Zona Norte da capital fluminense.

Durante sua fase juvenil, a comerciante era vidrada em fotonovelas e horóscopo, porém nunca gostou de ler fofocas de celebridades, coisa que a mãe dela, dona Regina, assina em forma de revista Contigo!. Quando concluiu o segundo grau (hoje Ensino Médio), foi prestar vestibular para Química uma vez, entretanto ela não foi aprovada.

Transferiu-se para Salvador em abril de 1989, a convite de um cunhado seu, na época diretor de uma empresa de vendas. Casou-se duas vezes, porém hoje está divorciada. Em cada núpcia, gerou dois filhos, o relações-públicas de uma empresa de entretenimento e biólogo Jansen, e a estudante de Jornalismo e cantora Jessica. "Nós somos muito amigos", declara Wania, referindo-se à sua cumplicidade com os filhos.

Longa amizade

A vendedora e caixa da Malagueta, Elisangela Almeida Matos, mantém uma amizade persistente com Wania há mais de 10 anos, quando a proprietária da loja de acessórios era promotora. "Na verdade, nós vendemos, atendemos e fazemos reposição de mercadorias", afirma Elisangela, que, embora exercesse múltiplas funções no estabelecimento, uma única consta em sua carteira de trabalho: a de balconista.

Wania não tem paciência para se conectar à internet, porém utiliza-a como ferramenta de trabalho e de pesquisa. O único site que ela acessa com frequência é o Orkut, um dos endereços eletrônicos de relacionamento mais populares.

Na visão dela, a beleza é uma virtude, independentemente da vaidade. "Às vezes, a pessoa não é vaidosa e é bonita. Agora, a vaidade intensifica a beleza", conta a comerciante. Avó coruja, tem uma neta, Yasmin, de 4 anos, filha de Jansen.

Comentários