Seminário lança observatório de mídia

A fim de debater sobre a violação dos direitos humanos na mídia baiana, evento será realizado em 11 de agosto, no auditório da Facom

Os veículos de comunicação brasileiros, atualmente, vêm abrindo espaço para a divulgação constante de cenas e episódios sensacionalistas, propiciando a consequente violação da cidadania e dos direitos humanos, inclusive na Bahia. Embasando-se nesse pressuposto, acontecerá no dia 11 de agosto (quinta-feira), às 9 h, no auditório da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/Ufba), em Ondina, o Seminário Observatórios de Mídia e Direitos Humanos.

Promovida pelo Centro de Comunicação, Democracia e Cidadania (CCDC), organismo vinculado à Facom, a iniciativa objetiva o lançamento do Observatório de Mídia da Bahia, feito inédito no estado, baseado em compilação de dados levantados em pesquisa concernente à transgressão dos direitos humanos explorada na mídia baiana realizada desde 2010. O evento tem como proposta difundir um ambiente favorável de mediação e reflexão a respeito do papel da mídia e do direito humano à comunicação através da participação de ativistas de direitos humanos e representantes da sociedade civil e de universidades.

Articulado a outras experiências brasileiras na implementação de observatórios de imprensa, o Seminário Observatórios de Mídia e Direitos Humanos também pretende promover, pelas ações desenvolvidas em grupos de trabalho, um intercâmbio de metodologias, mobilização social e encaminhamento legais a partir de monitoramentos de mídia. Na oportunidade, será lançada a publicação A construção da violência na televisão da Bahia, em versões multimídia e livro.

Serviço

Evento: Seminário Observatórios de Mídia e Direitos Humanos

Data e horário: 11 de agosto (quinta-feira), a partir das 9 h

Local: Auditório da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/Ufba) - Rua Barão de Geremoabo, s/n, Ondina

Comentários