Paulo Sérgio Passos é efetivado

Ministro interino dos Transportes desde a exoneração de Alfredo Nascimento, ex-secretário-executivo, que fora titular por duas vezes, foi mantido no cargo pela presidente Dilma Rousseff

Com informações da Folha Online e do G1

Passos foi confirmado depois da rejeição do senador Blairo Maggi em assumir ministério
(Foto: Renato Araújo/Agência Brasil)

O ex-secretário-executivo do Ministério dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, que vinha ocupando interinamente a titularidade da pasta, foi efetivado no cargo na noite desta segunda-feira (11) pela presidente da República, Dilma Rousseff (PT). Filiado ao Partido da República (PR) desde o ano passado, Passos é economista e havia sido ministro em duas ocasiões, de 2006 a 2007 e de março a dezembro de 2010.

Ele assumira o ministério em caráter provisório na última quarta-feira (6) no lugar de Alfredo Nascimento (PR-AM). A efetivação de Passos foi anunciada por Dilma logo após o senador Blairo Maggi (MT), correligionário de Nascimento, rejeitar a solicitação da presidente para comandar a pasta.

Segundo nota da Presidência, direcionada à imprensa, o convite da indicação em caráter definitivo do ex-secretário-executivo, uma das eminentes autoridades públicas no setor de transportes, foi aceito. Em consequência, Nascimento reassume o mandato de senador, eleito em 2006, atualmente preenchido por seu suplente, o petista João Pedro.

Um nobre funcionário

Natural de Muritiba, no Recôncavo baiano, Paulo Sérgio Oliveira Passos, 60 anos, graduou-se em Economia pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), com pós-graduação em Planejamento pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo. Ingressou no serviço público federal em 1973, como assessor e coordenador da Coordenadoria de Acompanhamento e Avaliação da Programação do Ministério dos Transportes, exercendo vários cargos até 1990.

Nos anos subsequentes, foi secretário-adjunto de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento e secretário de Administração Geral do extinto Ministério do Bem-Estar Social, até que, em 1994, foi assessor parlamentar na Câmara dos Deputados. Regressou à pasta dos Transportes entre 2001 e 2002, no segundo governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), para o cargo de secretário-executivo.

Titular por dois momentos

Passos foi reconduzido à mesma função em 2004, pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando ele designou o ex-prefeito de Manaus, Alfredo Nascimento, para o Ministério dos Transportes. Com a exoneração do amazonense para concorrer ao Senado nas eleições de 2006, assumiu pela primeira vez a titularidade da pasta, perpetuando até março de 2007, quando Nascimento a reassumiu, já na segunda gestão de Lula.

Em abril do ano passado, quando Nascimento renunciou ao cargo a fim de disputar o governo do Amazonas – pleito vencido por Omar Aziz (PMN) –, Paulo Sérgio Passos tornou-se ministro pela segunda vez. "É um ministério de grandes desafios. Temos grandes obras a realizar, mas vamos dar continuidade ao excelente trabalho realizado pelo ministro Alfredo", afirmou ele na época. Nessa ocasião, ele foi titular por oito meses.

Com a posse da presidente Dilma e o consequente retorno do já candidato derrotado ao governo do Amazonas, Alfredo Nascimento, ao Ministério dos Transportes, Passos retornou à secretaria-executiva. O agora ministro definitivo é casado há 35 anos com a cantora, compositora e instrumentista baiana Rosa Passos, com quem tem três filhos: o jornalista Alexandre, o advogado Leonardo e a médica veterinária Juliana.

Comentários