Novo bispo auxiliar é nomeado

Monsenhor Gilson Andrade da Silva, da Diocese de Petrópolis, foi indicado para a Arquidiocese de Salvador pelo papa Bento XVI

Com informações de A Tarde Online e da agência Efe

Posse do monsenhor Gilson será em 8 de outubro, na Catedral Basílica, após ser ordenado bispo
(Foto: Divulgação)

Membro do clero da Diocese de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, o monsenhor Gilson Andrade da Silva, 45 anos, foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador pelo papa Bento XVI. A indicação foi anunciada na manhã desta quarta-feira (27) pelo arcebispo primaz do Brasil, dom Murilo Krieger, em entrevista na Rádio Excelsior AM.

“Estou grato ao santo padre (papa) pela nomeação. Eu não dava conta de atender tantos e tantos pedidos”, declarou dom Murilo. O monsenhor Gilson será ordenado bispo em 24 de setembro, na Catedral de Petrópolis, e tomará posse como o novo bispo auxiliar em 8 de outubro, na Catedral Basílica, no Terreiro de Jesus, Centro Histórico.

Carioca, o monsenhor Gilson Andrade da Silva foi ordenado sacerdote em 1991, na Diocese de Petrópolis. Atualmente, o sacerdote exerce a função de reitor do Seminário Nossa Senhora do Amor Divino, na cidade serrana fluminense, no qual, anteriormente, era vice-reitor.

Petrolina

Além do novo bispo auxiliar da capital baiana, o Vaticano também informou a nomeação do atual bispo de Patos, no sertão da Paraíba, o prelado Manoel dos Reis de Farias, 65 anos, como o novo bispo de Petrolina, em Pernambuco. Ele substituirá o bispo Paulo Cardoso da Silva, que renunciou ao cargo pela idade.

O futuro chefe supremo da Diocese de Petrolina, Manoel de Farias, é natural de Orobó, município do sertão pernambucano. Estudou Filosofia em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e Teologia no Rio de Janeiro e em Olinda. Foi ordenado sacerdote em 1983 e bispo de Patos em 2001.

Comentários