Christine Lagarde assume direção do FMI

Apoiada pela União Europeia e pelos EUA, ex-ministra das Finanças francesa foi empossada hoje no cargo mais alto do organismo multilateral, substituindo compatriota Strauss-Kahn

Com informações da agência France Presse e da Wikipédia

Durante sua candidatura e eleição, Christine Lagarde recebeu o beneplácito de Sarkozy
(Foto: Divulgação)

A ex-ministra das Finanças, Indústria e Emprego da França, Christine Lagarde, 55 anos, assumiu nesta terça-feira (5) o cargo de diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI) em substituição a seu compatriota Dominique Strauss-Kahn. Eleita em 28 de junho com forte apoio da União Europeia e dos Estados Unidos, Lagarde teve sua candidatura alavancada pelo presidente francês Nicolas Sarkozy.

Nas últimas semanas, Lagarde peregrinou pelos países emergentes para receber a confiança daqueles lugares, prometendo dar a eles uma posição de destaque na mais alta entidade financeira mundial. Segundo o ex-economista-chefe do FMI e professor da Universidade de Harvard, nos EUA, Kenneth Rogoff, em citação do jornal The New York Times, a nova dirigente do fundo era recepcionada "como uma estrela de rock" durante sua peregrinação.

Favorita da imprensa econômica anglo-saxã, a primeira mulher a ocupar o cargo máximo do FMI foi considerada a melhor ministra das Finanças de 2009 pelo jornal inglês Financial Times por seu desempenho internacional frente ao maior desastre econômico-financeiro do pós-guerra, ocorrido no ano anterior. A revista estadunidense Forbes a posicionou como a 17ª mulher mais poderosa do planeta.

Diplomada em Direito

Christine Lagarde nasceu em Paris em 1º de janeiro de 1956, filha de professores. Formada em Direito Social pelo Instituto de Ciências Políticas de Aix-en-Provence, no sul da França, ostentou mestrados em Inglês e em Direito Comercial e diploma em Direito do Trabalho pela Universidade de Paris X - Nanterre. Na adolescência, cursou licenciatura em Inglês em Maryland, nos EUA, por meio de uma bolsa de estudo.

Também em solo americano, Lagarde ingressou no escritório de advocacia empresarial Baker & McKenzie, em Chicago, em 1981, chegando à presidência da Comissão Executiva do órgão em 1999. Em sua cidade natal, foi advogada no Tribunal de Apelação e, em 2005, o então primeiro-ministro francês Dominique de Villepin a designou para o Ministério do Comércio Exterior.

Em maio de 2007, Nicolas Sarkozy ascendeu à presidência da França, e o atual primeiro-ministro, François Fillon, relocou a futura chefe do FMI para o Ministério da Agricultura e Pescas, onde ficou interinamente até junho, quando foi nomeada ministra das Finanças. Christine Lagarde permaneceu na pasta até a última quarta-feira, 29 de junho, um dia após sua eleição na direção do fundo, sediado em Washington.

Vida equilibrada

A atual diretora-gerente do organismo multilateral, ex-campeã da equipe francesa de nado sincronizado, prossegue seu estilo de vida saudável, sendo vegetariana e abstêmia, pois nunca ingeriu nenhuma bebida alcoólica, e praticando mergulho, natação, ioga e jardinagem. Divorciada, é mãe de dois filhos, Pierre-Henri e Thomas.

Uma das suas tarefas cruciais no comando do FMI é, conforme esperam Sarkozy e seus colegas europeus, ajudar a equacionar a crise por que passa a Grécia e os outros países da zona do euro atualmente.

Comentários