Feira do Empreendedor tem Carlinhos Brown como colaborador

Músico e empresário, parceiro fiel do Sebrae em projetos comunitários desenvolvidos em sua comunidade, participa de peças publicitárias da edição baiana do evento a serem veiculadas na mídia

Com informações da Agência Sebrae de Notícias

O músico, compositor e empresário Carlinhos Brown gravou, na última quarta-feira (27), o vídeo para a divulgação da Feira do Empreendedor 2011, da qual ele é colaborador convicto. Organizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) da Bahia, a feira será promovida no período de 4 a 8 de outubro, das 14 às 22 h, no Centro de Convenções. Antes de Brown protagonizar o filme, destinado às emissoras de televisão, o artista imprimiu seu gesto no spot de rádio e posou para as fotos das peças publicitárias do evento.

Carlinhos Brown mantém uma frutífera parceria com o Sebrae por muito tempo, desenvolvendo iniciativas de consultoria comunitária no bairro do Candeal, onde o artista nasceu, foi criado e se projetou nacional e internacionalmente. Para Brown, a ação implementada pelo órgão é uma mobilização de fundamental importância para a comunidade. “É preciso aproveitar as novas oportunidades. Com o apoio do Sebrae, as pessoas podem viabilizar essas oportunidades e serem donas dos próprios negócios”, acredita.

O superintendente do Sebrae Bahia, Edival Passos, declara que o ilustríssimo filho do Candeal “é a mais completa tradução do empreendedorismo, da criatividade e da inovação”, por dar concretude às ações conjuntas inerentes ao fortalecimento do empreendedorismo cultural e da economia. Dentre elas, merece destaque a participação de artesãos em eventos anuais realizados no Museu du Ritmo, no Comércio, como o Sarau du Brown e a Enxaguada du Bonfim. “Ninguém melhor do que ele para representar a Feira do Empreendedor da Bahia. Por esta razão, convidamos Brown para mais esta parceria”, conclui Edival.

Juntamente com a concepção e a veiculação da campanha da Feira do Empreendedor 2011, o fundador e mentor da Timbalada assegurou o aval do Sebrae para a organização não-governamental (ONG) Associação Pracatum Ação Social (Apas), uma das parceiras do evento. Nos cinco dias em que a feira, que na Bahia estará na sua quinta edição, será realizada, toda a renda arrecadada na bilheteria, durante a aquisição dos ingressos, será doada à entidade filantrópica.

Mais ação comunitária

Idealizada em 1994 por Carlinhos Brown, a Apas visa, por intermédio do desenvolvimento comunitário e de programas socioculturais, melhorar e aperfeiçoar a qualidade de vida dos habitantes do Candeal, onde a instituição é sediada. As iniciativas concretizadas pela Apas simbolizam o efetivo engajamento social do artista e empresário na responsabilidade social e na inserção dos jovens moradores do bairro em escala mundial e no mercado de trabalho.

Brown ainda recordou a sua precoce experiência de business man antes de sagrar-se artista, atuando como vendedor ambulante de picolés pelas ruas de Salvador. “Tenho certeza que se, naquela época, eu tivesse uma orientação do Sebrae, eu teria condições de abrir uma sorveteria”, afirma, referindo-se que, na sua pioneira experiência empreendedora, não havia subsídios concedidos pelo órgão. Na acepção do músico, a filosofia do Sebrae é focada no incentivo ao empreendedorismo, mantendo uma visão singular no setor.

Uma feira bienal

Considerada o maior evento do mundo no gênero, a Feira do Empreendedor, existente desde 1994, manifesta-se de dois em dois anos em todas as unidades da Federação. A feira representa um instrumento essencial para o fomento e a geração de emprego e renda, além de ajudar no progresso econômico e social da região onde ela é organizada. Na Bahia, sua primeira edição aconteceu em 2002, no Centro de Convenções, com a presença de um público estimado em cerca de 20 mil pessoas visitando 180 estandes.

Suas duas últimas edições baianas do evento, ocorridas em 2007 e em 2009, foram agraciadas pela Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) como a Melhor Feira do Empreendedor do País. A constituição do público-alvo da feira inclui empreendedores em potencial, que pretendem abrir seus próprios empreendimentos; empreendedores individuais em busca de formalização, orientação e conhecimento; aspirantes a empresários à procura de recomendações para abertura e ideias de negócios; e empresários com interesse na diversificação, na ampliação ou na modernização de seus empreendimentos.

A feira, aberta ao público, proporcionará capacitação para empreendedores e empresários locais e exibirá, por meio de seus expositores, novidades em franquias, máquinas e equipamentos, negócios verdes e sustentáveis, serviços e soluções e negócios digitais, além de perspectivas e oportunidades de empreendedorismo. Haverá também palestras e oficinas, abrangendo vários temas voltados para pessoas que almejam abrir uma empresa ou que já instalaram seu negócio.

Estabelecida numa área total contabilizada em aproximadamente 15 mil m², a estrutura contará ainda com apresentação de dispositivos e parâmetros para o desenvolvimento tecnológico da Bahia, políticas públicas de incentivo às micro e pequenas empresas nos municípios e uma livraria especializada em gestão empresarial. As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas somente pelo site http://www.feiradoempreendedor.ba.sebrae.com.br/, até o dia 30 de setembro. Depois do prazo, os inscritos deverão adquirir os ingressos na bilheteria do evento, no valor de R$ 5.

Comentários