Cursos de cinema são oferecidos em ciclo

Destacados profissionais da sétima arte conduzirão três cursos gratuitos no 3º Ciclo Salvador de Cinema, que acontecerá entre agosto e setembro, na Caixa Cultural

Com informações do site do evento e da Laboratório da Notícia

O Ciclo Salvador de Cinema, que está em sua terceira edição, oferecerá, entre os dias 31 de agosto a 4 de setembro, na Caixa Cultural Salvador, na Rua Carlos Gomes, Centro, três cursos gratuitos com fundamentos e conceitos relativos à sétima arte. Ministrados por profissionais conceituados do audiovisual brasileiro, todos eles ocorrerão em período integral (manhã e tarde), em ambos os dias, exceto o curso de Assistência de Direção, que dura somente um dia.

Assistente de direção há mais de 15 anos, com cerca de 20 longas-metragens acumulados no currículo, dentre eles Carandiru (direção de Hector Babenco, 2002), Diários de motocicleta (direção de Walter Salles Júnior, 2004) e Cidade Baixa (direção de Sérgio Machado, 2005), Márcia Faria ministrará o curso inaugural do ciclo, intitulado Assistência de Direção. Destinado a profissionais e estudantes que desejam se aprimorar no setor, conhecendo a metodologia de trabalho de uma renomada assistente, o curso acontecerá no dia 31 de agosto, das 9 às 13 h e das 15 às 18 h.

Nos dias 1º e 2 de setembro, no mesmo horário, estudantes de cinema e profissionais de cinema e televisão terão espaço garantido para assistir ao curso de Montagem, conduzido pela montadora e cineasta pernambucana Karen Harley. A instrutora, que em seus 21 anos de carreira editou longas do calibre de O quatrilho (direção de Fábio Barreto, 1994) e Cinema, aspirinas e urubus (direção de Marcelo Gomes, 2005) e o documentário Janela da alma (direção de João Jardim e Walter Carvalho, 2001), e codirigiu o premiado documentário Lixo extraordinário (2009), em associação com João Jardim e Lucy Walker.

Encerramento com produtores

As perspectivas da produção executiva de longas-metragens no Brasil, as estratégias, os planejamentos, os orçamentos e as demais atribuições da função serão explanados no terceiro e último curso do 3º Ciclo Salvador de Cinema, batizado exatamente de Produção Executiva. Seus instrutores são o produtor, diretor e roteirista baiano Lula Oliveira e a produtora executiva carioca Tereza Gonzalez, professora da pós-graduação Film and Television Business da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro.

Iniciadas em 10 de julho, as inscrições para o 3º Ciclo Salvador de Cinema, organizado pelas produtoras cinematográficas Domínio Público e Vatapá Produções e patrocinado pela Caixa Econômica Federal, estão abertas até 10 de agosto, através do site do evento. A participação do espectador no ciclo está condicionada a uma seleção mediante inscrição, currículo e carta de motivação.

Serviço

Evento: 3º Ciclo Salvador de Cinema

Data e horário: 31 de agosto (quarta-feira) a 4 de setembro (domingo), das 9 às 13 h e das 15 às 18 h

Local: Caixa Cultural - Rua Carlos Gomes, 57, Centro

Programação

31 de agosto (quarta-feira)

Assistência de Direção
Instrutora: Márcia Faria - Assistente de direção e cineasta

1º e 2 de setembro (quinta-feira e sexta-feira)

Montagem
Instrutora: Karen Harley - Montadora e cineasta

3 e 4 de setembro (sábado e domingo)

Produção Executiva
Instrutores: Lula Oliveira - Produtor, diretor e roteirista
Tereza Gonzalez - Produtora executiva

Comentários