Concurso "A Ponte" incita alunos na montagem de protótipos

Estudantes dos cursos de Arquitetura e de Engenharias das instituições de ensino superior do Brasil terão a honra de comparecer ao concurso intitulado “A Ponte”, a ser organizado na XI Construir Bahia – Feira Internacional da Construção, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, no período de 17 a 20 de agosto.

Os objetivos do concurso são incentivar os estudantes da área a verificar o comportamento dos materiais sob a ação de carregamentos durante a montagem de protótipos de tabuleiros de pontes, instigar a criatividade e a procura por novas informações e proporcionar aos concorrentes um panorama prático dos conhecimentos adquiridos e apreendidos em sala de aula.

Estabelecido em 2003, “A Ponte” está conquistando espaço expressivo em todo o país desde a sua criação. Graças a seu sucesso em nível nacional, a competição está sendo solidificada em outros estados, contemplando trabalhos de diversos concorrentes.

Contribuindo para a aplicação de conhecimentos técnicos na construção de protótipos, seu fator elementar, “A Ponte” consiste na avaliação do desempenho estrutural dos mesmos. Para a execução das miniaturas, empregam-se palitos de picolé, confeccionados em madeira, e cola para ligá-los, materiais fornecidos gratuitamente pela comissão organizadora no dia e horário marcados para essa finalidade.

Todos os protótipos de pontes deverão ser montados no próprio ambiente em que a feira Construir Bahia será realizada, o Centro de Convenções, entre os dias 17 e 19 de agosto. O concurso “A Ponte” é realizado pela Geotest Projetos e Consultoria Ltda., e apoiado pelo Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge).

Para os alunos da referida instituição, o comparecimento à competição é exclusivo aos graduandos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e das Engenharias Ambiental, Civil, de Computação, de Materiais, de Petróleo e Gás, de Produção, de Telecomunicações, Elétrica, Mecânica e Química.

As inscrições estão abertas e podem ser efetivadas individualmente ou em equipe formada por dois alunos. Para se inscrever, é preciso imprimir a Ficha de Inscrição no portal http://www.unijorge.edu.br/ e em seguida preenchê-la. Ela deverá ser entregue até o dia 15 de agosto à coordenação dos cursos de Engenharias da Unijorge, no Nível 5 do Prédio 2 de seu Campus Paralela, em três horários alternativos: das 9 h às 12 h, das 13 h às 17 h e das 18 h às 20 h.

Apenas dois trabalhos de “A Ponte” serão selecionados pela comissão julgadora do concurso em conformidade com os critérios de julgamento. Seus respectivos autores receberão prêmios a serem divulgados no site da Unijorge.

Contatos:

Hugo Gonçalves - (71) 8702-3814 / hugo_goncalves2005@hotmail.com

Comentários