Jovem músico lança ópera em Londres

Compositor estadunidense Nico Muhly lança para a internet partitura Two Boys, inspirada num fato que envolveu dois adolescentes na Inglaterra em 2003

Com informações da agência EFE

Espetáculo está sendo encenado na capital britânica até 8 de julho
(Foto: EFE)

Além de ser um gênero musical clássico, que evoca o romantismo, a ópera agora passou a adaptar-se perfeitamente ao mundo virtual graças à imaginação. Foi nesse contexto que o jovem compositor estadunidense Nico Muhly, 29 anos, percebeu ao inventar para a internet a partitura Two Boys (em português, Dois Rapazes), coproduzida pela English National Opera, de Londres, e pela Metropolitan Opera, de Nova York.

O espetáculo, em cartaz na capital britânica até o dia 8 de julho e embasado numa história verídica ocorrida no norte da Inglaterra em 2003, descreve a saga de dois adolescentes. No enredo, um rapaz assume uma sequência de identidades para buscar amor e sexo e estimular outro jovem ao assassiná-lo sem êxito, usando a internet.

Nico Muhly, o compositor da ópera, coprodução Inglaterra-Estados Unidos
(Foto: Divulgação)

Marcada pela beleza e pela complexidade orquestral que vão desde blocos carnavalescos a corais religiosos lembrando a obra do notório maestro britânico Edward Elgar (1857-1934), a ópera, dirigida pelo competente maestro Rumon Gamba, se vale da primorosa qualidade de seus intérpretes. Dentre eles podem ser mencionados o soprano Joseph Beesley, que vive Jake, seu papel central, e o tenor Nick Spence, encarregado de interpretar Brian, vítima das maquinações do protagonista.

Por meio do trabalho da companhia Fifty Nine Productions, especializada na integração de projeções, vídeo e imagens em movimento com apoio de novas tecnologias, o sucesso de Two Boys tem como resultado uma bela ópera, com ênfase no coral. Nessa parte inovadora, todos os rapazes carregam laptops (computadores portáteis) iluminando suas respectivas faces.

Comentários