Fórum debate transporte metroviário

Quarta edição do Congresso Nacional dos Metroviários reunirá em agosto, em São Paulo, operários da categoria de sete estados e do Distrito Federal

Com informações do jornal Metroviários do Brasil (abril de 2011)

Trabalhadores em linhas de metrôs de sete estados da Federação e do Distrito Federal estarão reunidos no 4º Congresso Nacional dos Metroviários, a ser organizado entre os dias 25 e 28 de agosto, em São Paulo. Principal fórum deliberatório da categoria, o congresso discutirá temas de magna relevância, como a conjuntura política nacional e internacional e os investimentos no transporte metroferroviário, e questionará a adoção das privatizações e das terceirizações no setor.

De cunho interdisciplinar, o conteúdo programático inclui ainda o papel desempenhado pelo movimento sindical, a criminalização dos movimentos sociais e das práticas antissindicais; o balanço referente à atuação da Federação Nacional dos Metroviários (Fenametro); e as alterações no estatuto da associação. Os metroviários também traçarão seu plano de lutas para os próximos três anos e terão a oportunidade de escolher a nova direção da Fenametro, que será eleita no final do evento.

Convocada durante a execução do Seminário Nacional de Diretoria da Fenametro, no período de 25 a 27 de março, em Atibaia, interior paulista, a assembleia congregará trabalhadores na base e delegados das seguintes unidades federadas, em ordem decrescente de número: São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Minas Gerais, Ceará e Piauí.

Os delegados do 4º Congresso Nacional dos Metroviários serão eleitos pelos sindicatos da categoria em cada estado, numa proporção de 1 para cada 150 operários na base, em assembleias realizadas dentro do prazo, iniciado em 11 de julho e encerrado em 7 de agosto. Com o propósito de orientar os debates do fórum, o texto-base, aprovado de antemão pela direção nacional, será publicado até 11 de julho, e as emendas serão-lhe apresentadas até 8 de agosto.

Número de delegados por estado


Fonte: Fenametro
Obs.: A quantidade descrita acima é passível de modificação, se houver mudança no número de trabalhadores na base até a data das eleições dos delegados.

Comentários