Unijorge realiza curso introdutório ao cinema e ao audiovisual

Demonstrando os fundamentos da linguagem cinematográfica e audiovisual, as aulas serão ministradas aos sábados, a partir do dia 21

O Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge) promoverá aos sábados, a partir da próxima semana, o curso de extensão Narrativas e Ficções Midiáticas: introdução à linguagem cinematográfica e audiovisual. No curso serão apresentados e explanados os fundamentos teóricos das linguagens típicas do cinema e de produções congêneres.

Suas aulas, ministradas no Campus Paralela nos dias 21 e 28 de maio, 4, 11 e 18 de junho e 9 de julho, das 8:30 às 12:50 e das 13:40 às 17:50, enfatizarão os aspectos estéticos da sétima arte. A partir da exibição, da análise e da discussão de filmes e outros gêneros midiáticos, como documentários, a atividade proporcionará ao aluno noções de focalização, planificação, angulação, movimentos de câmera, audiovisualização, montagem, dentre outros processos que envolvem a elaboração de vídeo.

Dentre os questionamentos a serem abordados no curso de extensão introdutório, podem ser mencionados assuntos referentes à construção das narrativas no campo das ficções midiáticas e à criação de diversos modos de narração através das características formais de um filme, afetando a atitude compreensiva da ficção cinematográfica.

Somente teoria

Basicamente teórico, o conteúdo programático será constituído por nove tópicos. Em seis dias de curso, o aluno aprenderá noções básicas da linguagem audiovisual e da ficção midiática; o Primeiro Cinema e a linearização da narrativa; a ação e a consolidação da gramática fílmica; a poética da montagem; o advento do cinema sonoro e as relações entre imagens e sons; a decupagem, a continuidade, o eixo dramático e a montagem; planos, enquadramentos, movimentos de câmera e encenação; a tipologia do cinema documentário; a arte do vídeo e a telenarrativa seriada.

Com carga horária de 60 horas, o curso extensivo é direcionado aos estudantes de graduação e de pós-graduação, além de especialistas e fruidores das narrativas e das imagens midiáticas. Para comparecer às aulas, o público em geral paga uma taxa de R$ 250, e alunos e egressos da Unijorge pagam R$ 210. As inscrições estão abertas, com vagas limitadas, e podem ser feitas no site http://www.pos.unijorge.edu.br/.

Comentários