Unidos por uma boa escola

Aprimorar, otimizar e humanizar o nosso sistema de educação pública, gratuito e sem custos, é incumbência suprema e prioritária, gênero de primeira necessidade. Para atingir tal feito, nós, baianos, temos que cooperar persistentemente, utilizando-se do pretexto da impossibilidade de que o governo ficasse isolado. Não queremos vivenciar nem testemunhar a horrível continuidade do colapso educacional, o mesmo dilema que aflige outros estados e países subdesenvolvidos e/ou em desenvolvimento.

Sabemos que a decente lição de educar e instruir as pessoas e nutri-las de potente intelecto tem como primórdio as nossas casas, seguidas pelas escolas de níveis (ou graus) diferenciados. A educação é a mola-mestra, o eixo propulsor, a alavanca, o corajoso dínamo, fator determinante na formação, qualificação e valorização racional do ser humano. Um desafio deficitário e repleto de lástimas nas bases societárias, porém esse quadro precário nunca deve ser irreversível. Tem que ser revertido gradativamente.

Recentemente, o governo da Bahia lançou o programa Todos pela Escola, demonstrando o compromisso singular na capacidade de contemplar, em prol da coletividade, a melhoria do ensino público pela interlocução com organizações não-governamentais (Ongs) e o processo decisório da comunidade. Se os governantes agissem solitários e sem a intermediação dos discentes, docentes, trabalhadores e cidadãos comuns, eles não subsidiariam na resolução de uma chaga crônica que nos perturba e nos incomoda.

Ontem, numa escola da rede municipal no Alto das Pombas, região da Federação, aqui em Salvador, o governador Jaques Wagner resolveu remover sua barba, permitindo a doação, por uma famosa empresa de acessórios para barbear, de R$ 500 mil a uma das respeitadas instituições educacionais brasileiras. Wagner mantinha sua barba por 34 anos ininterruptos. A remoção do adereço foi simbólica, entretanto a doação em dinheiro ao Instituto Ayrton Senna para a educação na Bahia é absolutamente real.

A escola onde Wagner retirou por completo sua marca registrada facial é uma das beneficiadas pela iniciativa público-privada. Dito e feito: o governador cumpriu imediatamente sua promessa mentalizada no mês passado, em reunião no Fórum Econômico da paradisíaca ilha de Comandatuba, no sul do estado, propondo grandiosos aperfeiçoamentos pedagógicos na nossa unidade federada, onde o déficit nas condições de subsistência social e econômica é extremo. O valor doado será aplicado em cinco unidades escolares no Alto das Pombas e no Calabar, pontapés para a fecundação do Todos pela Escola.

Essas comunidades proletárias, adjacentes ao célebre bairro da Federação, foram estrategicamente escolhidas pelo governo estadual em virtude do bom êxito no trabalho de combate à criminalidade nelas implantado. Usada como aspecto auxiliar, os investimentos em instrução pública frutificarão monumental proveito para aquelas localidades. Brevemente, o esquema solidário, altruísta e assistencialista terá amplitude na totalidade remanescente dos bairros de Salvador e em todas as regiões baianas.

Nossa esperança, ainda uma quimera capaz de ser materializada, é de que um dia crianças e jovens aprendam e apreendam a eficácia de um novo amanhã, com excelentes ações colaborativas de educação e cidadania. Jogados ao abandono em sua maioria, esses indivíduos devem, a partir de agora, urgente e imediato, estar inseridos em operações instrutivas mais salutares para a camada paupérrima e necessitada do nosso valente, lutador e laborioso povo baiano. Vamos ajudá-los - intensivamente - na inserção educacional.

Comentários