Rituais de salvação em dez imagens

O fotógrafo nigeriano Andrew Esiebo documenta os rituais religiosos  em seu país na compilação fotográfica God is alive, em cartaz até o dia 29 na itinerância da 29ª Bienal em Salvador

A prática religiosa em campos ao longo da via Lagos-Ibadan é narrada em God is alive
(Foto: Andrew Esiebo)

Dez fotografias documentais, concebidas pelo fotógrafo nigeriano Andrew Esiebo, compõem a compilação God is alive - em português, Deus está vivo. Utilizando-se da sua maravilhosa e criativa precisão, Esiebo explora os rituais religiosos em sua pátria natal. A série encontra-se exposta na itinerância 29ª Bienal de São Paulo - Obras Selecionadas (Salvador), no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), no Solar do Unhão.

Na condensação soteropolitana da Bienal, em exibição até o dia 29, a inclusão de artistas africanos evidencia os fortes laços culturais entre a Bahia e a África. Além de Esiebo, o sul-africano David Goldblatt, seu colega de ofício, tem lugar e prestígio garantidos. Em sua coletânea In the time of Aids (No tempo da Aids), Goldblatt focaliza algumas paisagens da África do Sul onde o laço vermelho, emblema da luta contra a doença sexualmente transmissível, insere-se de forma discreta.

God is alive, série fotográfica que Andrew Esiebo solidificou em 2006, narra visualmente o dinamismo da prática religiosa em alguns campos ao longo da via Lagos-Ibadan, na Nigéria. Nesses locais, multidões de fiéis se aglomeram durante a celebração do Espírito Santo. Códigos, signos, excessos rituais e estratégias mercadológicas impulsionadas nesses encontros são examinados com prudência pelas lentes do fotógrafo.

Na celebração do Espírito Santo, são impulsionadas estratégias comerciais
(Foto: Andrew Esiebo)

Captadas em cultos

As imagens que deram origem à sistematização documental religiosa incluída na itinerância da 29ª Bienal foram captadas em cultos noturnos organizados por uma seita evangélica pentecostal, a Redeemed Christian Church of God - em português, Igreja Cristã Redimida de Deus. Os cultos exprimidos em God is alive são caracterizados por louvores, orações, devoção e transe e, segundo seus fiéis, são uma manobra para solucionar seus problemas espirituais e sociais.

Cultos evidenciados na coletânea fotográfica fomentam as finanças da Igreja Cristã Redimida de Deus, da Nigéria
(Foto: Andrew Esiebo)

Por intermédio de oferendas diretas ou comprometimentos monetários semelhantes, os cultos pentecostais retratados na compilação pictórica consistem numa oportunidade de fomentação das finanças eclesiásticas.

De acordo com Esiebo, a religião é um tema polêmico. O artista declarou que, ao executar a sequência God is alive, não se fixou muito em religião, pois centrou-a nas pessoas que ele iria fotografar. "Dava para ver no rosto das pessoas a fé que sentiam naquilo que acreditavam, uma fé de corpo e alma, e sem medo de mostrar isso para as pessoas, era meio contagiante", lembra Esiebo.

Esiebo centrou sua série nas pessoas, não fixando-se na religião
(Foto: Andrew Esiebo)

Fotógrafo documental

Nascido em Lagos, antiga capital da Nigéria, em 1978, Andrew Esiebo realiza projetos fotográficos articulando o enfoque documental com vestígios estéticos da fotografia cinematográfica ficcional contemporânea. Suas obras, de retumbante cunho jornalístico, registram as circunstâncias urbanas e os aspectos culturais nigerianos, destacando as crenças religiosas e o esporte, em especial o futebol.

A principal especificação das obras do autor de God is alive é a dependência mútua entre a criação e o envolvimento genuíno com o contexto nelas explicitado. Nos trabalhos assinados por Esiebo, atmosferas, paletas de cor e pontos de vista intensos são estabelecidos, inventando um horizonte compositivo de imagens que vislumbram o cinema e a publicidade. Esiebo participou de residências artísticas na Europa, incluindo Londres, e atualmente vive e trabalha em seu país.

Comentários