Rio abriga Centro de Imprensa da Copa

Anúncio do complexo jornalístico do Mundial de 2014, a ser instalado no Riocentro, foi dado hoje pela Fifa, após concorrer com São Paulo e Brasília

Depois de competir com São Paulo, que havia ficado de fora da disputa para ser uma das cidades-sedes da próxima Copa das Confederações, e de Brasília, o Rio de Janeiro foi escolhido para acolher o Centro de Imprensa (International Broadcast Centre - IBC) da Copa do Mundo de 2014, que será sediada no Brasil. A capital fluminense, palco da final do certame, também é a favorita para a realização da sua abertura.

Porção mais importante da estrutura de um campeonato, o IBC reúne a maioria dos veículos de imprensa (jornais, revistas, internet, rádio e televisão) que fazem a cobertura do evento e gera as suas imagens simultaneamente para todo o mundo. O IBC brasileiro será instalado no Centro de Convenções da Cidade do Rio de Janeiro, o Riocentro, maior edificação latino-americana do segmento.

O anúncio do Rio de sediar o complexo jornalístico da Copa foi feito nesta sexta-feira (27), pela Federação Internacional de Futebol Association (Fifa) na sede da entidade, em Zurique, na Suíça. "Posso dizer que foi uma decisão muito difícil. Todas as candidatas mostraram qualidades e mostraram grande comprometimento", observou o secretário-geral da Fifa, o francês Jérôme Valcke, após se reunir com o presidente do Comitê Organizador Local (COL) e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira.

Nova perda

Ao escolher o Rio para abrigar o IBC, São Paulo sofreu mais uma derrota - a primeira fora a sua exclusão na lista de subsedes da Copa das Confederações de 2013. Sob o pretexto de haver atrasos nos preparativos para a Copa de 2014, em especial na nova arena do Corinthians, a capital paulista perdeu automaticamente para o Rio o privilégio de receber o centro de imprensa e a abertura da maior competição do futebol mundial. Além das duas megalópoles do país, Brasília participou da corrida que definiu a sede do IBC.

Jérôme Valcke confirmou que São Paulo e Natal, capital do Rio Grande do Norte, permanecerão excluídas da Copa das Confederações pelo fato de que seus respectivos estádios ainda não começaram a ser construídos. O torneio, preliminar ao Mundial, terá suas cinco cidades-sedes anunciadas no dia 29 de julho. Entretanto, o secretário-geral da Fifa estava satisfeito com o andamento dos preparativos para recepcionar a Copa do Mundo.

Comentários