Novo comandante da Polícia Militar será empossado

Coronel Alfredo Castro assumirá comando-geral da corporação em solenidade nesta sexta-feira, na Vila Militar do Bonfim

Com informações da Agecom e do A Tarde Online

O coronel Alfredo Braga de Castro, atual coordenador de Missões Especiais da Polícia Militar da Bahia, será empossado como novo comandante-geral da corporação na próxima sexta-feira (6), às 8:30. Com 51 anos, o coronel Castro substituirá o coronel Nilton Régis Mascarenhas, que está à frente da PM desde agosto de 2008. A solenidade de posse ocorrerá na Vila Militar do Bonfim, na Avenida Dendezeiros, na Cidade Baixa.

Na cerimônia de transmissão do cargo, também assumirão o coronel Carlos Eleutério Filho, hoje auditor-chefe da organização, como subcomandante, e o coronel Rivaldo Ribeiro dos Santos na chefia da Casa Militar do Governador. Este último ocupará o posto do atual chefe da repartição, coronel Expedito Barbosa Souza.

Titular da Coordenadoria de Missões Especiais (CME), incumbida de coordenar a inteligência policial das operações, o coronel Castro foi admitido na PM em 1978. Foi instrutor dos cursos de Especialização em Gestão Estratégica em Segurança Pública e de Formação de Oficiais, comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM) de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, e do Batalhão de Choque. Cursou Inteligência Estratégica na Escola Superior de Guerra (ESG), no Rio de Janeiro, em 2009.

Cúpula renovada

De acordo com a Assessoria Geral de Comunicação Social do governo do estado (Agecom), o governador Jaques Wagner (PT) resolveu efetuar as modificações na alta cúpula da Polícia Militar intencionando renovar seus quadros. Em entrevista concedida por telefone ao repórter Davi Lemos, do jornal A Tarde, na tarde da última segunda-feira (2), o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, considerou que a fragilidade na saúde do coronel Nilton Mascarenhas favoreceu sua saída.

“De alguns anos para cá, ele vinha enfrentando sérios problemas de saúde. De vez em quando tinha que fazer exames em outros estados. Esta é uma oportunidade de ele também cuidar da saúde”, justificou Barbosa.

Fecha-se um ciclo

A exoneração do coronel Mascarenhas representa, conforme a Agecom, a conclusão de um ciclo virtuoso na organização. O oficial ingressou na PM como soldado, e em seguida exerceu várias funções, até se tornar comandante-geral. Sua gestão foi estigmatizada por sua responsabilidade na cooperação da PM no Plano de Proteção ao Cidadão, no ano passado, e no Pacto pela Vida, implantado recentemente.

Dentro do programa, concretizado para reduzir os indicadores de violência urbana, ele foi um dos articuladores das bem-sucedidas operações pacificadoras nos bairros do Nordeste de Amaralina e do Calabar, em Salvador. Também teve fértil papel colaborativo na implantação da primeira Base Comunitária de Segurança, no Calabar.

Maurício Barbosa elogiou as exitosas atuações do coronel Mascarenhas e do seu sucessor, coronel Alfredo Castro. “Ele (Mascarenhas) é uma pessoa leal, muito competente, que tinha visão estratégica de planejamento e ia lá nos locais de operação, ficava em cima e cobrava resultados. Este é também o perfil da pessoa que assume, o coronel Castro, também muito atuante”, observou o secretário da Segurança Pública, orgulhoso, a A Tarde.

Comentários