Na Ufba, Diálogos Universitários recebe Ariano Suassuna

O escritor e dramaturgo paraibano dialogará com a comunidade acadêmica, em 8 de junho, assuntos ligados à literatura, à poesia e à cultura popular
(Foto: Carlos Casaes/Agência A Tarde)

Autor dos clássicos literários O auto da compadecida e A pedra do reino, o escritor, dramaturgo, romancista e poeta paraibano radicado em Pernambuco Ariano Suassuna é o convidado da próxima palestra do programa Diálogos Universitários, a ser realizada na quarta-feira, 8 de junho, às 19:30, no Salão Nobre do Palácio da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no Canela.

Na palestra gratuita, Ariano, 83 anos, se encontrará com estudantes de instituições públicas e particulares de nível superior, previamente inscritos no site http://www.dialogosuniversitarios.com.br/ – as inscrições já foram encerradas –, para proporcionar um colóquio sobre literatura, poesia e cultura popular brasileira e nordestina, da qual ele é um dos corajosos defensores.

O evento iniciará às 19:30, com credenciamento e café de boas vindas aos participantes, na entrada do Palácio da Reitoria da Ufba. Pontualmente às 20 h, o Salão Nobre será aberto para acomodá-los, porém Ariano começará a palestrar de fato quinze minutos depois. Às 21 h, o escritor encerrará a palestra, dialogando livremente com os participantes.

Um dos precursores do Movimento Armorial, fundado no Recife, em 1970, que visa inventar um estilo de arte erudita a partir de elementos da cultura popular do Nordeste, agregando expressões artísticas diversificadas, Ariano Suassuna teve sua estreia na literatura ao publicar, em 1945, o poema Noturno, no Jornal do Commercio, na capital pernambucana. A obra de Ariano foi frequentemente embasada na sua conversão ao catolicismo.

Sua aclamada peça teatral O auto da compadecida, de 1955, encenada à exaustão nos palcos de todo o Brasil e mais tarde adaptada para o cinema e para a televisão, fez com que o escritor e dramaturgo ganhasse projeção nacional. Ariano foi, ainda, secretário estadual de Cultura de Pernambuco (1995-1998 e 2007-2010).

Implantado em 2005, o Diálogos Universitários, iniciativa da companhia industrial de cigarros Souza Cruz na esfera da educação, tem como objetivos máximos auxiliar na formação educacional, cultural, cognitiva e humanística dos universitários e fomentar o empreendedorismo jovem, discutindo democraticamente com os palestrantes temas relevantes para a comunidade acadêmica.

O ciclo de diálogos, presente em todas as regiões do Brasil, é promovido pela Souza Cruz em parceria com universidades públicas e privadas e com suas respectivas entidades representativas de alunos – Centros Acadêmicos, Diretórios Centrais dos Estudantes e Empresas Juniores. Até agora, 50 mil universitários já participaram do projeto.

Contatos

Hugo Gonçalves - (71) 8702-3814 / hugo_goncalves2005@hotmail.com

Comentários