Cursos de Comunicação da UNIJORGE promovem ações sobre o bullying

Trabalho interdisciplinar “Bullying: e se fosse com você?” estabelece visão crítica a respeito do fenômeno comportamental agressivo

Hugo Gonçalves - Estudante do 5º Semestre de Jornalismo da UNIJORGE

Matéria publicada na última página do jornal Casulo, publicação interna do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), nº 62, abril de 2011

Numa sociedade hegemonicamente estereotipada, a ausência de comportamento ético tem propiciado o desrespeito às diferenças. O violento distúrbio psicossocial, conhecido como bullying, destaca-se nessa conjuntura, sendo caracterizado por moléstias que ocorrem continuamente, visando ofender, humilhar e colocar em risco a integridade físico-moral de crianças, adolescentes e adultos. Essa modalidade agressiva, às vezes, pode causar a morte da vítima.

Com a filosofia de difundir um olhar sobre o problema através da visão diferenciada de cada disciplina, os cursos de Comunicação Social da UNIJORGE – que abrangem Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Produção Audiovisual – estão organizando um trabalho interdisciplinar, intitulado “Bullying: e se fosse com você?”, a ser apresentado antes e durante a IX Mostra de Projetos, no dia 8 de junho, no campus Paralela da instituição.

Os objetivos do trabalho, segundo um dos seus coordenadores, o jornalista e professor Celso Duran, são estabelecer uma reflexão crítica sobre os obstáculos enfrentados por vítimas de bullying, compreender o caráter de pertinência social e incitar o aluno a pensar e agir crítica e criativamente acerca do transtorno comportamental. “Se nós investigarmos e compreendermos o sofrimento das vítimas e a realidade que elas vivem, teremos condições de pensar em soluções eficazes de comunicação para reduzir a prática do bullying”, afirma Celso.

De acordo com ele, serão produzidos, durante a concepção do projeto, materiais comunicacionais, tais como mesas-redondas, palestras, vídeo-reportagens, documentários e cartões informativos. Grande parte dos materiais será apresentada na IX Mostra de Projetos da UNIJORGE, porém alguns deles, de acordo com Celso Duran, serão apresentados dias antes do evento e nas localidades externas ao centro universitário, a exemplo do Colégio Villa Lobos.

Vídeo alerta problema

O editor de áudio e estudante do 2º semestre de Produção Audiovisual da UNIJORGE, Adriano Veloso, concebeu integralmente um vídeo instrutivo de 1 minuto e 28 segundos, que é um anúncio de serviço público com a proposta de advertir os alunos e professores sobre o bullying, conscientizando-os. “A intenção do professor foi fazer com que cada aluno fizesse o trabalho, visando demonstrar o quanto foi aprendido na matéria de operação de câmera, movimentos, enquadramentos, iluminação, entre outros”, diz Adriano, contando os critérios para a feitura do vídeo.

A peça, segundo seu idealizador, foi produzida no estúdio de TV da instituição, utilizando como base, no cenário, a bancada do jornalismo para posicionar os elementos a serem filmados, que foram os bonecos, e, como fundo, o croma cinza. “Para não parecer amador e por não ter atores disponíveis para filmar, escolhi a utilização de bonecos”, explica Adriano. O vídeo foi orientado pelo professor Bruno Pataro, da disciplina Projeto Integrador.

Os trabalhos executados pelos alunos do 4º e do 5º semestres de Jornalismo, que estão sendo orientados pelo professor Alberto Oliveira, dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, serão publicados no portal do jornal Tribuna da Bahia e no site Viver Paralela. “Na disciplina Jornalismo Online, a gente vai pegar todos os trabalhos feitos sobre o bullying e convertê-los para a web em um portal de notícias”, declara Alberto.

Comentários