Rui Falcão é eleito presidente do PT

Deputado paulista, que vinha comandando o partido interinamente após doença de José Eduardo Dutra, foi escolhido hoje por unanimidade

Com informações das agências Reuters e Folha

O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) elegeu, nesta sexta-feira (29), por unanimidade e aclamação, o deputado estadual Rui Falcão, de São Paulo, como o novo presidente da legenda. Falcão vinha ocupando o cargo temporariamente desde 22 de março, quando seu antecessor, José Eduardo Dutra, solicitou licença médica. Seu mandato perdurará até 2013.

Advogado formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), em 1966, Falcão foi jornalista profissional em eminentes veículos paulistas, como Folha de S. Paulo, A Gazeta, Jornal da Tarde e Exame, revista de economia e negócios da Editora Abril, onde foi diretor de redação entre 1977 e 1988. Filiado ao PT desde 1982, foi coordenador de comunicação da campanha que elegeu Dilma Rousseff presidente da República.

Dutra, que padece de distúrbios neurológicos agravados pela depressão, renunciou ao comando do PT no fim desta manhã. Em discurso durante a reunião do diretório, em Brasília, ele, cujo mandato se iniciou em 2010, anunciou sua abdicação por motivos de saúde. "Para cumprir seu papel, o PT não pode estar fragilizado nem dividido", promete Dutra. A despeito da doença, ele continua como membro do Diretório Nacional do partido.

Até a sua eleição, Rui Falcão, efetivado com os sufrágios de todas as correntes internas da sigla, foi seu vice-presidente. Argolado à senadora Marta Suplicy (PT-SP), de quem foi secretário de governo da capital paulista (2001-2004), o novo dirigente congrega a tendência Novos Rumos, em contraposição a Dutra, membro da majoritária Construindo um Novo Brasil (CNB). Esta corrente, bem como a de Falcão, são hegemônicas no seio do PT.

Comentários