Pesquisa avalia gestão de Dilma

Primeiro levantamento CNI/Ibope de março aprova governo da presidente como ótimo ou bom por 56% da população

Com informações da Agência Estado

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) divulgaram nesta sexta-feira pesquisa avaliativa do governo da presidente Dilma Rousseff (PT). Segundo a pesquisa CNI/Ibope, realizada em março, o mandato de Dilma, que completa hoje 80 dias, é aprovado por 56% dos entrevistados, considerando-o ótimo ou bom.

27% avaliam o governo como regular, e apenas 5% creem que a gestão é péssima ou ruim. O governo Dilma, de acordo com o levantamento, é melhor avaliado pelos habitantes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, áreas beneficiadas pelos projetos de inclusão socioeconômica da administração de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), seu antecessor. Nas regiões Sul e Sudeste, a atual gestão é considerada ótima ou boa por 52% e 53% da população, respectivamente.

Quanto à sua aprovação pessoal pela população, a presidente Dilma tem um percentual de 72%, enquanto 12% a reprovam e 14% não souberam ou não opinaram. Um dos fortes quesitos da pesquisa CNI/Ibope, segundo ela, é a credibilidade da presidente. Dentre os consultados pelas instituições, 74% têm confiança em Dilma e 16% não confiam nela. Dentre os gêneros dos entrevistados, a confiança de Dilma é maior entre os homens, com 76 pontos percentuais.

Aposta no restante

Com relação ao futuro período remanescente do seu governo, 68% esperam que ele será ótimo ou bom e 19% dos entrevistados declaram que ela obterá significativa regularidade na sua administração. Somente 5% da população consultada pela CNI e pelo Ibope terá expectativa de que o governo Dilma será péssimo ou ruim.

Dilma está fazendo um governo igual ao do ex-presidente Lula, de acordo com a mesma pesquisa, com percentual majoritário de 64% dos consultados. 12% deles consideram a gestão de Lula como melhor, e 13%, pior. Os estilos de governar de Dilma e de Lula, conforme a sondagem, não são diferentes entre si para 39% da população, e são um pouco diferentes para 40%. Entretanto, 14% acreditam que os estilos dos dois governos são muito distintos, e apenas 6% não souberam ou não responderam à questão.

Três aspectos reprovados

As realizações da presidente Dilma nas áreas de segurança, saúde e tributação, nos primeiros dias de seu mandato, deixaram a população entrevistada insatisfeita. 49% desaprovam as ações de segurança, enquanto 44% as aprovam e 6% não souberam ou não opinaram. Quanto às ações no campo da saúde, 53% dos ouvidos pelo levantamento desaprovam, 41% aprovam e 5% não souberam ou não opinaram.

Em relação à política tributária, esse aspecto foi reprovado por 53% e aprovado por 36%, mas 11% se abstiveram. As ações governamentais em educação tiveram equilíbrio entre 52% de aprovação e 43% de desaprovação. O quesito que explicitou maior diferença na pesquisa foram as políticas de combate à fome e à pobreza. 61% dos entrevistados as aprovam, ao passo que 33% - um pouco da metade - as desaprovam. Na área de meio ambiente, 54% aprovam as ações e 36% acham que elas são desaprovadas.

Realizada no período compreendido entre os dias 20 e 23 de março, a sondagem CNI/Ibope entrevistou 2.002 pessoas em 141 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Comentários