Marina Silva participa de evento do PV

Cerimônia pública em São Paulo, organizada ontem pelo Movimento Transição Democrática, que está promovendo a renovação da legenda, teve a ex-senadora e ex-ministra como uma das participantes

Com informações da Agência Estado e da assessoria de imprensa de Marina Silva

Objetivando promover a democratização do Partido Verde, a ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (AC), deu continuidade ao projeto de mobilização da militância da legenda, neste sábado, dia 9, em ato público no Palácio 9 de Julho, sede da Assembleia Legislativa de São Paulo. O evento foi promovido por lideranças do PV integrantes do Movimento Transição Democrática. Cerca de 600 pessoas, entre militantes e simpatizantes do movimento, de acordo com a assessoria de imprensa de Marina, estiveram presentes.

Membros do Transição Democrática estão se reunindo em diferentes estados brasileiros desde março, com o propósito de promover um profundo debate acerca da renovação estrutural e das lideranças do partido. O grupo tem como bandeira o relacionamento cordial e tolerante entre o PV e seus filiados numa atitude participativa e interativa, aderindo-os aos processos decisórios. Dentre as deliberações que a nova facção verde reivindica estão as eleições para os dirigentes em patamares nacional, estaduais e municipais do PV.

Para este ano, a perspectiva do Transição Democrática será a realização da convenção nacional do PV, em agosto. Tendo como meta a eleição dos novos membros do Diretório Nacional, a convenção escolherá o futuro presidente do partido, em substituição ao seu atual dirigente, o vereador paulistano José Luiz Penna.

Significativas presenças

Integram o grupo, além de Marina, proeminentes lideranças verdes. Dentre eles estão os deputados federais Alfredo Sirkis (RJ), vice-presidente nacional do PV, e Roberto Santiago (SP), os deputados estaduais Beto Tricoli (SP) e Aspásia Camargo (RJ), o ambientalista Fábio Feldmann, candidato derrotado ao governo paulista em 2010, e Ricardo Young, que concorreu a uma vaga no Senado por São Paulo no mesmo ano, além do presidente do partido no estado, Maurício Brusadim. Todos eles participaram do encontro.

Marina Silva, postulante derrotada à Presidência da República no último pleito, ficando em terceira posição, proferiu discurso enaltecendo o compromisso que fora firmado com as lideranças da legenda em 2009, quando ela ingressou na legenda. O intuito do acordo, naquela oportunidade, seria um progressivo processo de democratização. No entanto, conforme Marina, o pacto foi interrompido quando a Executiva Nacional da sigla prorrogou por mais um ano o mandato do seu presidente, José Luiz Penna, ocasionando uma ruptura interna.

Comentários