Ferry boat é encalhado em Bom Despacho

Incidente no navio Pinheiro ocorreu ontem, após deixar o terminal de São Joaquim em direção à ilha de Itaparica. Apenas duas embarcações estão fazendo a travessia neste sábado devido a manutenção e vistoria nos demais ferries

Com informações do Correio* 24 Horas, do A Tarde Online e da assessoria de comunicação da TWB

O ferry boat Pinheiro foi encalhado na manhã desta sexta-feira, dia 15, na areia de uma praia do município de Itaparica, próxima ao Terminal Marítimo de Bom Despacho, durante cerca de duas horas. A embarcação deixou o Terminal Marítimo de São Joaquim, em Salvador, às 8 horas do mesmo dia. Segundo moradores de Itaparica, os passageiros que estavam a bordo se transferiram para pequenos barcos de pescadores, solicitados por rádio por populares do local.

Foram transportados 370 passageiros, 34 automóveis e 5 caminhões no navio no momento do incidente. De acordo com a TWB, concessionária que administra o sistema ferry boat, o encalhe da embarcação foi causado quando o comandante a desviou intencionalmente, após verificar um problema no compressor de ar. O incidente ocorrido no Pinheiro poderia aumentar a sua velocidade e colidir em Bom Despacho. Infelizmente, o comandante manobrou o barco na praia dos Búzios, ao lado do terminal, evitando a colisão e a alteração na velocidade.

Para dar suporte na saída do Pinheiro, outro ferry foi deslocado para o terminal, mas não foi necessário, fazendo com que o comandante conseguisse direcionar a embarcação que havia sido encalhada para a gaveta de atracação duas horas após o encalhe. Já com o ferry atracado em Bom Despacho, aproximadamente às 10:40, desembarcaram somente as pessoas que fizeram, de carro, a travessia Salvador-Ilha de Itaparica. Depois disso, o navio está em manutenção por tempo indeterminado.

Em operação desde 1976, com o nome Vera Cruz, ao ser incorporado à frota da extinta Companhia de Navegação Bahiana (CNB), empresa estatal, o ferry boat Pinheiro tem capacidade para 800 passageiros e 50 veículos. Juntamente com o Agenor Gordilho e o Juracy Magalhães Júnior, as duas primeiras embarcações do sistema ferry boat, hoje sob a tutela da TWB, o Pinheiro é um dos mais antigos da frota. Em nota oficial distribuída à imprensa, a empresa afirmou que “este e outros navios com equipamentos de aproximadamente 30 anos demandam reparos constantes e oferecem pouca confiabilidade para a travessia”.

Travessia hoje só com dois navios

Neste sábado, apenas duas embarcações, ambas as mais recentes da frota do sistema, estão efetuando a travessia, o Ivete Sangalo e o Anna Nery. Veículos de grande porte, como caminhões e ônibus, não estão podendo realizá-la em razão do tamanho compacto dos navios. Além disso, a carência transitória das demais embarcações devido à manutenção, inclusive o Pinheiro, e à vistoria, está impedindo o transporte de veículos pesados, suspenso desde as 9 horas.

A situação atual dos outros cinco ferries é a seguinte: o Juracy Magalhães Júnior e o Maria Bethânia, que foram requalificados com a instalação de novos motores, estão sendo disponíveis para inspeção na Capitania dos Portos; o Agenor Gordilho também está passando por manutenção; e o Ipuaçu e o Rio Paraguaçu aguardam reforma, cuja proposta foi apresentada pela TWB ao governo do estado. Contendo dois pavimentos de garagem (dose-dupla), o Juracy Magalhães Júnior, após modernização, teve sua capacidade duplicada, de 600 para 1.200 passageiros.

Devido a atrasos na travessia deste sábado na Baía de Todos-os-Santos, a concessionária recebeu duas multas aplicadas pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), órgão governamental que regula o sistema. A primeira multa aplicada pela Agerba foi em decorrência do atraso no horário de saída do ferry Ivete Sangalo, e a segunda foi a ausência da travessia do meio-dia do ferry Anna Nery.

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