Bullying: repercussão em vídeo

O estudante australiano Casey Heynes, de 15 anos, reagiu energicamente a uma fase - mais covarde do que difícil - de sua vida. Ele foi agredido com ações repetitivas por seu colega Ritchard Gale, de 12, no Chifley College Dunheved Campus, na cidade de Saint Mary's North, na Austrália. Casey, após ter sofrido bullying quando foi molestado pelo agressor, chamando-o de "gordo", de forma preconcebida e depreciativa, tornou-se herói ao virar febre no mundo inteiro através de um vídeo no site Youtube, no qual cenas dessa modalidade de violência são esclarecidas ao público.

Logo o garoto tornou-se celebridade em dezenas de vídeos e em comunidades nas redes sociais, como Facebook e Twitter. Famoso internacionalmente como Zangief Kid, em referência ao golpe do personagem do videogame Street Fighter, ele elucidou que as agressões físicas e psicológicas ocorreram desde a 2ª Série do Ensino Fundamental do colégio onde estuda.

Há, na rede, dezenas de vídeos abordando esse episódio de repercussão mundial, uma atitude covarde, estúpida e que pode induzir a vítima à morte. Um deles, que assistiremos abaixo, foi extraído da edição especial de um noticiário, denominado A Current Affair, exibido em 23 de março, um domingo, pela televisão australiana. O apresentador do programa, o jornalista Karl Stefanovic, anuncia uma entrevista exclusiva com Casey Heynes. Na entrevista, que emocionou milhares de internautas ao redor do planeta, o adolescente contou ao repórter, em detalhes, e sem máscaras nem retoques, como foi a sua agressão e a sua superação em relutar por um novo momento da sua vida.

A entrevista abaixo, legendada em português e com um quê de sensacionalismo, foi postada por recomendação de Patrícia Barros Moraes, coordenadora dos cursos de Comunicação Social do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), que a mandou para o meu e-mail. Para que ela seja exibida nesta página, minhas retribuições de agradecimento a Patrícia são indeléveis e indestrutíveis.


Comentários