Agerba suspende veículos pesados em ferries

Agência reguladora deliberou a suspensão do embarque de ônibus, jamantas e caminhões no sistema ferry-boat em razão da redução da frota para a travessia no feriado

Com informações da assessoria de comunicação da Agerba e da Tribuna da Bahia

Resolução que impediu transporte de veículos pesados nas embarcações admite melhor adaptação do sistema por uma semana
(Foto: Divulgação/TWB)

A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) suspendeu, por meio de resolução, o embarque de veículos pesados durante a travessia Salvador-Itaparica efetuada pelo sistema ferry boat, no período de 19 a 26 de abril. A razão da suspensão é a concentração mínima de embarcações que irão operar nos feriados de Tiradentes e da Semana Santa.

Está sendo interditado, segundo a agência que regula e fiscaliza o sistema ferry boat, o transporte de ônibus, micro-ônibus, jamantas, caminhões simples e caminhões trucados. Publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira, dia 19, a resolução que ratificou a suspensão do embarque de veículos pesados no sistema admite ainda a necessidade de adequá-lo melhor no período em que ela está vigorando, com a intenção de evitar transtornos aos usuários.

Empresa multada

Na última terça-feira, dia 18, o diretor-executivo da Agerba, Eduardo Pessôa, revelou que a TWB, concessionária operadora da frota de ferries que navegam na Baía de Todos-os-Santos, já foi multada no valor de R$ 197,8 mil, de janeiro até agora. Os motivos que fizeram a Agerba aplicar multas à TWB, de acordo com Pessôa, foram o atraso, o não cumprimento da pontualidade nos horários e a falta de conservação das embarcações, entre outros.

“Nosso objetivo não é multar apenas, mas sim fazer com que a TWB preste um bom serviço à população”, adverte Eduardo Pessôa. O diretor da Agerba ainda salienta que será feita uma auditoria no contrato de concessão do ferry boat que, segundo ele, não está sendo cumprido, provocando prejuízos à população.

As penalizações mais recentes foram aplicadas no último sábado, 16, após o encalhe do navio Pinheiro, numa praia adjacente ao Terminal Marítimo de Bom Despacho, na ilha de Itaparica, que o levou a serviços de manutenção por tempo indefinido. O ferry Ivete Sangalo teve seu horário de saída atrasado, e o Anna Nery, embarcação mais recente da frota, não realizou a travessia ao meio-dia.

À deriva

Pela manhã desta terça-feira, o fast ferry Ivete Sangalo ficou à deriva nas águas da Baía de Todos-os-Santos, perto do Terminal Marítimo de São Joaquim, às 7 horas. Após estar parado por cerca de 50 minutos, a embarcação prosseguiu viagem a Bom Despacho normalmente, entretanto com potencial reduzido de velocidade. O ferry Anna Nery é o único que está transitando constantemente sem transtornos.

Comentários