Maurício Barbosa se reúne com João

Secretário da Segurança Pública discutiu hoje com prefeito de Salvador sobre o programa Pacto pela Vida, incluindo ações para sua implantação no Calabar

Com informações da Agecom e de Paula Pitta, de A Tarde Online

O secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, se reuniu no final da manhã desta quarta-feira com o prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro (PP), e com membros de secretarias e autarquias estaduais e municipais, com o propósito de discutir a implantação e a operação do programa Pacto pela Vida, do governo estadual, na cidade. A reunião aconteceu na sede da Secretaria da Segurança Pública, no Centro Administrativo da Bahia (Cab).

Tendo por finalidade reduzir os índices de criminalidade urbana, o programa, de acordo com informações da Assessoria Geral de Comunicação Social do governo do estado (Agecom), prevê a instalação de bases comunitárias de segurança para a Polícia Militar e a reestruturação do Departamento de Homicídios da Polícia Civil, criando mais dez delegacias ou circunscrições policiais. Além disso, ainda conforme a Agecom, o Pacto pela Vida propõe a implantação de câmaras setoriais para desenvolver políticas públicas, como as de Segurança Pública, Defesa Social, Enfrentamento ao Crack, Atuação do Ministério Público e Poder Judiciário.

Calabar

Barbosa destacou, na reunião com o gestor municipal, assuntos relacionados às parcerias para a instalação do programa no Calabar, comunidade situada entre os bairros da Federação, do Jardim Apipema e de Ondina e a avenida Centenário. Para ele, o bairro “é um pequeno laboratório" para coibir o avanço do tráfico. "Quando o território estiver pacificado, vamos fazer questão que vocês (a Prefeitura) entrem conosco. A sensação de segurança começa no momento em que o Estado e a Prefeitura se fazem presente”, afirmou o secretário à repórter Paula Pitta, do jornal A Tarde.

João Henrique declarou que muitos serviços públicos não eram instalados em algumas comunidades de Salvador em razão da carência de policiamento. Barbosa, respondendo ao prefeito, reconheceu que há ausência de segurança em diversos bairros da capital baiana, porém contestou a afirmação de João.

“Sabemos que somos os atores principais porque, sem segurança, os outros serviços não se fazem presente. Mas, ao mesmo tempo, falta segurança nesses locais pela falta de serviços públicos. O crime se instala porque essa população é esquecida. Quero que essa lógica se interrompa”, rebateu Barbosa.

Comentários