Descoberta água radioativa em reator de usina no Japão

Material contaminado foi encontrado por operadores da usina nuclear de Daiichi, no reator 2

Com informações das agências Dow Jones e Estado

Funcionários do governo do Japão e operadores da usina nuclear de Daiichi, em Fukushima, afirmaram na manhã desta segunda-feira que uma grande quantidade de água extremamente radioativa foi encontrada na parte externa do reator 2. O risco de essa água vazar para o oceano, com a sua descoberta, aumenta. A distância entre a usina e o oceano equivale a 55 metros.

Dos reatores analisados, o de número 2 está vazando água com elevado nível de radioatividade, daí a alta gravidade dos problemas do reator. Por essa razão, o combustível nuclear interno derreteu parcialmente, e a água pode ter vazado da estrutura de pressão do reator e do tanque de armazenamento. As autoridades japonesas ainda não sabem exatamente o teor de água vazada.

Conforme o porta-voz da Agência de Segurança Nuclear e Industrial, Hidehiko Nishiyama, a água contaminada subiu e estava no fosso há 1 metro do nível do solo. O material, quando atingir esse nível, deve vazar para o oceano.

Alto índice pode gerar ruptura

Alguns especialistas em engenharia de reator acreditam que o alto índice de radiação pode ocasionar uma possível ruptura no reator da usina. Um deles, o professor Tadashi Narabayashi, da Universidade de Hokkaido, declarou que uma falha na junção do reator possibilitou "que a água contaminada vazasse".

Em vez de controlar um provável surgimento de um problema de graves proporções nos recipientes de pressão e de armazenamento da usina de Daiichi, a Agência de Segurança Nuclear e Industrial recomendou que os vazamentos no reator 2 provavelmente aconteceram em ventiladores danificados ou em encanamentos.

Falhas ocorreram logo após tragédia

A usina nuclear de Daiichi passou a apresentar problemas de funcionamento dias depois das catástrofes do dia 11, que atingiram o Japão. Naquele dia, um terremoto de magnitude 9,0 abalou a costa leste do país, sendo logo sucedido por um tsunami. A Comissão de Segurança Nuclear divulgou nesta segunda-feira um comunicado, justificando a preocupação com os danos ambientais. Segundo o documento, o grupo está preocupado principalmente com os vazamentos de água radioativa no solo e no mar.

A Agência de Segurança Nuclear e Industrial indicou a empresa Tokyo Electric Power Corporation (Tepco) com a missão de identificar a fonte de contaminação da água oceânica e monitorar as águas subterrâneas. A companhia ainda anunciou a redução da quantidade de água radioativa injetada para ajudar a diminuir a pressão, como forma de reduzir seu vazamento. Entretanto, haverá aumento térmico e surgimento de outros problemas. A Tepco também planeja a drenagem da água contaminada dos reatores 1, 2 e 3.

Comentários