Alunos da Unijorge realizam mesa-redonda sobre bullying

Camila Barreto, Hugo Gonçalves, Taísa Conrado e Thyara Araújo
Estudantes de Jornalismo do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge)

Release orientado pelo professor Celso Duran, docente de Práticas Investigativas Interdisciplinares II

O bullying, fenômeno mundial que se refere à prática de agressões físicas, verbais, intencionais e repetitivas, mais comum entre crianças e adolescentes, será assunto de discussão na mesa-redonda intitulada Bullying: não leve essa lição pra escola.

O evento ocorrerá na primeira semana de junho, no auditório do Nível 3 do Prédio I da Unijorge, no Campus Paralela, e terá como participantes um (a) profissional da área de Pedagogia e um (a) profissional da área de Psicologia do referido Centro Universitário. Os convidados da mesa-redonda serão educadores, pais e alunos do Colégio Villa Lobos, situado no mesmo local.

A mesa será conduzida através de explanações claras, com o objetivo de levantar questões como o papel da escola ao lidar com alunos que praticam e sofrem as agressões, aspectos psicológicos e orientações aos pais para evitar que essas situações aconteçam.

No espaço escolar, quando não ocorre uma efetiva intervenção contra o bullying, o ambiente fica contaminado e os alunos, sem exceção serão afetados negativamente, experimentando sentimentos de medo e ansiedade.

Segundo estudos recentes, todos os dias crianças e adolescentes do mundo inteiro são vítimas ou tornam-se adeptos desse comportamento, que até pouco tempo era considerado inofensivo e, na verdade, pode acarretar sérias consequências, inclusive na fase adulta. Na maioria dos casos, as vítimas apresentam resultados negativos como queda na autoestima e, em casos mais extremos, o suicídio e outras tragédias.

Tendo como proposta integrar as partes envolvidas nessa problemática, além de pessoas leigas nesse tema de extrema importância na sociedade moderna, a mesa-redonda Bullying: não leve essa lição pra casa será um trabalho diferenciado, de informação e conscientização, crucial para o público-alvo supracitado.

Contatos

Camila Barreto: (71) 8875-2385
Hugo Gonçalves: (71) 8702-3814
Taísa Conrado: (71) 8744-5000
Thyara Araújo: (71) 8814-7775

Comentários