Livro aprofunda conhecimento em telecomunicações

Foi lançado nesta segunda-feira, na Reitoria da Ufba, o livro Radiodifusão e telecomunicações, de Chialini Barros, no qual a mestra analisa a implantação da TV digital no Brasil

Obra resulta de dissertação de mestrado da professora na Ufba

Os fatores que permearam as circunstâncias definidoras do padrão brasileiro do sinal digital da televisão são pormenorizados no livro Radiodifusão e telecomunicações: o paradoxo da desvinculação normativa no Brasil, da professora Chialini Torquato Gonçalves de Barros. Publicada pela Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba), a obra foi lançada nesta segunda-feira, dia 13, no Palácio da Reitoria da Ufba, no Canela, durante o Lançamento Coletivo da editora.

Resultado da dissertação de mestrado da autora na Faculdade de Comunicação da Ufba (Facom), Radiodifusão e telecomunicações contribui para o aprofundamento do conhecimento acadêmico, retomando discussões fundamentais para a comunicação no país. O livro, de 249 páginas, analisa particularmente um aspecto vital para a caracterização da radiodifusão brasileira contemporânea.

Quando a TV digital foi implementada no Brasil, em 2007, adotando o modelo japonês de alta definição (HDTV), a magnitude da influência política que os empresários do setor de radiodifusão exerciam para reivindicar uma decisão favorável às suas expectativas era evidente. Chialini Barros teceu, na dissertação, informações relevantes, concernentes ao estágio atual do processo de reformulação regulamentar para o segmento, mencionando diferentes interesses e posicionamentos defendidos pelos atores.

Onde encontrar

Tendo como preço de lançamento R$ 30 – o preço oficial é R$ 35 –, o livro encontra-se disponível nas três lojas da Edufba Livraria, no estacionamento da Reitoria, no Canela; na Biblioteca Central Reitor Macedo Costa, em Ondina; e no Centro de Estudos Afro-Orientais (Ceao), no Largo Dois de Julho. Além disso, os exemplares podem ser adquiridos na Livraria Multicampi (LDM), na Faculdade de Educação, no Vale do Canela; e nas duas unidades da Galeria do Livro, no Unibanco Glauber Rocha (Praça Castro Alves) e no Rio Vermelho.

Quem reside fora de Salvador, a livraria da Universidade Estadual Paulista (Unesp), na Praça da Sé; a Imprensa Oficial de São Paulo e a Livraria Palmas Cultural, em Palmas, no Tocantins, comercializa produtos da Edufba, como o recém-lançado Radiodifusão e telecomunicações.

Comentários