Projeto interdisciplinar discute Política e o cotidiano das pessoas

Eu Político, Tu Políticas, Ele Política, Nós Politicamos estreitará as relações do tema central com alunos da UNIJORGE

Hugo Gonçalves - Estudante do 4º Semestre de Jornalismo da Unijorge e Repórter Especial do Casulo

Matéria publicada na página 5 do jornal Casulo, publicação interna do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), nº 59, novembro de 2010

Tendo como objetivo aproximar o aluno da prática da cidadania, a UNIJORGE organizará, em seu Campus Paralela, o evento interdisciplinar denominado Eu Político, Tu Políticas, Ele Política, Nós Politicamos. O projeto, que é uma iniciativa dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda, acontecerá no dia 1º de dezembro, simultaneamente à VIII Mostra de Projetos, na qual ele estará inserido.

Sua proposta, de acordo com a coordenadora dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Produção Audiovisual da instituição, Patrícia Barros Moraes, é trabalhar a política como algo que não está confinado à esfera pública, mas como parte da vida cotidiana. Segundo Patrícia, a importância do evento é trazer para os alunos a consciência de que ele é um ser político. “A ideia surgiu como uma proposta conjunta, amadurecida na nossa reunião de professores, no começo do semestre, quando nós discutimos o tema do interdisciplinar”, afirma a coordenadora.

Como se trata de um trabalho interdisciplinar, seu foco, conforme o sociólogo e professor de Comunicação e Política dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Sílvio Benevides, é “ampliar a área de atuação de cada disciplina em torno de um problema comum”. “O presente projeto tem como objetivo geral entender de que maneira o Jornalismo e a Publicidade e Propaganda podem contribuir para o fortalecimento da cidadania e, consequentemente, para a formação de atores políticos atuantes e conscientes”, salienta Sílvio, que também é coordenador do projeto.

Doses de humor

O estudante do 3º semestre de Jornalismo, Ramon Benevides, 25 anos, diz que seu trabalho aborda os votos brancos e nulos. A ideia do tema surgiu como uma brincadeira de Alex Alves, 19 anos, companheiro de grupo de Ramon, aprimorada por outro parceiro, Adson Barros, 20 anos. Alex assistiu a uma matéria do programa CQC, da TV Bandeirantes, no dia anterior à criação do projeto. Para ele, “a repórter (do CQC) perguntou aos deputados no Congresso e eles não estavam sabendo responder às perguntas”. Ramon crê que o trabalho será importante “para ganhar experiência e conhecimento da matéria”.

Daiane Oliveira, 21 anos, também estudante do 3º semestre de Jornalismo, enfatiza que o projeto do seu grupo ironiza com bom humor os personagens políticos que fogem dos assuntos ou abordam temas polêmicos. “Nós resolvemos falar de política, como o CQC faz, ironizando com brincadeiras”, ressalta Daiane. Ela ainda afirma que o trabalho coletivo está sendo produzido há aproximadamente dois meses, e será fundamental devido à questão de estudar política.

Apenas o 3º e o 4º Semestres de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda estão participando do Eu Político, Tu Políticas, Ele Política, Nós Politicamos. Sílvio Benevides observa que o comportamento dos alunos é idêntico ao da população em geral, que vê a política com descrença por parte dos governantes e parlamentares. “Essa descrença vem dos escândalos de corrupção e das promessas de campanha que não são cumpridas”, destaca o professor.

Comentários

Hugo Gonçalves disse…
Hugo,

Ótimo trabalho!

Parabéns!

abs

Patrícia Barros Moraes

Coordenadora dos Cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Produção Audiovisual

Centro Universitário Jorge Amado

www.unijorge.edu.br

telefone 3206-8004