Últimas pesquisas afirmam que Wagner será reeleito

Análises concernentes ao governo e ao Senado pela Bahia foram divulgadas hoje pelo Ibope e pelo Datafolha; ambas preveem a reeleição do governador em primeiro turno

Para o Ibope, Wagner (à direita de Pinheiro, em carreata em Candeias) tem 51% das preferências, enquanto o Datafolha o aponta com 58%
(Foto: Lúcio Távora/A Tarde)

Um dia antes do pleito, o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) e o Datafolha, dois dos principais institutos de pesquisa, divulgaram os resultados dos últimos levantamentos a respeito das intenções de voto para o governo da Bahia e para as duas vagas do estado ao Senado Federal. Em conformidade com os órgãos mencionados, o atual governador Jaques Wagner (PT) terá expectativas de se reeleger no primeiro turno. Na disputa para o Senado, os deputados federais Walter Pinheiro (PT) e Lídice da Mata (PSB), da aliança que tem Wagner como cabeça de chapa, deverão ser eleitos.

O Ibope aponta Wagner com 51% das preferências, garantindo sua reeleição neste domingo. Paulo Souto (DEM), ex-governador e o derradeiro do ciclo de 16 anos de sucessivas gestões carlistas, vem em segundo lugar, pontuando 18%, seguido do deputado federal e ex-ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB), com 15%, e do seu colega Luiz Bassuma (PV), detentor de ínfimos 2%. Outros três aspirantes ao cargo supremo do estado não conseguiram pontuar. Eleitores que declaram votar em branco ou anular o voto equivalem percentualmente a 6%, e que não decidiram chegam a 10%.

No páreo para as duas vagas de senadores, o instituto prognostica o triunfo dos candidatos Lídice e Pinheiro, com 36% e 34% das intenções de voto, respectivamente. O senador César Borges (PR) aparece em terceiro, obtendo 29%, seguido do deputado federal José Carlos Aleluia (DEM), com 14%, do vice-prefeito de Salvador, Edvaldo Brito (PTB), com 10% e do ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM), detendo 9% das escolhas do eleitorado. A probabilidade de votos em branco ou nulos é 22%, enquanto 16% estão indecisos.

2.002 eleitores foram entrevistados pelo Ibope em 106 municípios baianos, entre os dias 29 de setembro e hoje. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. A análise foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) sob o número 43.881/2010.

Pinheiro (à esquerda), Lídice (à direita) e César (centro) brigam pelas duas vagas baianas ao Senado
(Fotos: Claudionor Júnior, Lúcio Távora e Erik Salles/A Tarde)

Datafolha prevê vitória

Sondagem divulgada pelo Datafolha também prevê a reeleição de Wagner no primeiro turno, com 58% – ele alcançou 37 pontos de vantagem em relação a seu maior adversário, Paulo Souto, detentor de 21%. Geddel pontuou 16%, e Bassuma 3%. Candidatos de partidos nanicos, Marcos Mendes (Psol) e Professor Carlos Nascimento (PSTU) conseguiram contabilizar 1%. Ao contrário, Sandro Santa Bárbara (PCB) não teve nenhum desempenho na pesquisa, estando em última colocação entre os sete governadoráveis baianos.

A primeira vaga para o Senado, dentre os três principais postulantes, de acordo com o instituto paulista, é entregue a Lídice, detentora de 36%, ao passo que na disputa pela segunda vaga há empate técnico entre Pinheiro, com 33%, e César, com 31%. Os democratas José Ronaldo e Aleluia vêm em seguida, com 13% e 11%, respectivamente, e Edvaldo Brito pontuou 10%. Brancos ou nulos totalizam 8%, e indecisos, a 16%.

O Datafolha ouviu 1.715 entrevistados na última sexta-feira e hoje, em 49 municípios do estado. A pesquisa tem margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, e foi registrada no TRE-BA sob o número 44.113/2010, e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 33.482/2010.

Empate técnico no Senado

Para a segunda pesquisa referente à corrida pelas duas vagas na Câmara Alta, formulada pelo instituto Vox Populi, sediado em Belo Horizonte, e encomendada pelo jornal A Tarde, Pinheiro, Lídice e César encontram-se tecnicamente empatados, possuindo 18%, 17% e 14%, nessa ordem. Pinheiro cresceu 5 pontos percentuais em comparação ao levantamento anterior, e Lídice, 7. José Ronaldo subiu um patamar a mais em relação à primeira pesquisa, estando com 5% das intenções de voto. Aleluia e Edvaldo estão empatados, obtendo 4% cada um.

1.000 pessoas foram ouvidas pelo Vox Populi no período de 25 a 27 de setembro, em 54 municípios baianos. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada pelo TRE-BA sob o número 43.459/2010.

Comentários