Ensaio fotográfico da Avenida Edgard Santos

Trecho inicial, logo após à Paralela. Vale a pena observar o canteiro central entre as duas pistas
(Foto: Hugo Gonçalves)


Trecho inicial, logo após à Paralela
(Foto: Hugo Gonçalves)

Monumento a Edgard Santos, professor e primeiro reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), na entrada
(Foto: Hugo Gonçalves)


Detalhe do busto do homenageado Edgard Santos
(Foto: Hugo Gonçalves)

A Avenida Edgard Santos, transversal conectiva entre a Avenida Paralela e a Rua Silveira Martins, no Cabula, recebeu seu nome em honra ao médico e professor Edgard do Rego Santos (1894-1962), primeiro mandatário da Universidade Federal da Bahia (Ufba), instituída em 1946. Casado com Carmen Figueira Santos, era pai do também médico e professor Roberto Santos, ex-reitor da Ufba (1967-1971), ex-governador do estado (1975-1979), ex-ministro da Saúde (1986-1987) e ex-deputado federal (1995-1999).

Exímio catedrático, culto e erudito, Edgard congregou em torno de si faculdades, escolas e institutos de todas as vertentes curriculares já existentes, eclodindo na fundação da então Universidade da Bahia (Uba), em 8 de abril de 1946.

No acesso ao logradouro, há um monumento dedicado ao acadêmico, fixado para celebrá-lo quando da inauguração das obras de reurbanização da avenida, em junho de 2006. O monumento consta de um busto esculpido em bronze de Edgard, de autoria da artista plástica Márcia Magno, preso a um pedestal de granito marrom. Há duas placas no suporte do busto, cujos dizeres transcrevo a seguir:

"Programa Viver Melhor

Nesta data foi inaugurada, na presença do Senador Antônio Carlos Magalhães, a Obra de Urbanização da Avenida Professor Edgard Santos.

Paulo Ganem Souto - Governador do Estado da Bahia
Roberto Moussallem de Andrade - Secretário de Desenvolvimento Urbano
Mário de Paula Guimarães Gordilho - Diretor-Presidente da Conder

Salvador, 28 de junho de 2006"

"A cultura baiana teve no século XX como uma das suas maiores expressões Edgard Santos. Ele não foi apenas um magnífico Reitor e sim Reitor magnífico. Esta é mais uma justa homenagem que a Bahia lhe presta.

Antônio Carlos Magalhães"

Comentários