Últimas pesquisas apontam Dilma na frente

Conforme levantamentos do Ibope e do Datafolha divulgados neste fim de semana, presidenciável petista venceria no primeiro turno, tendo Serra como segundo colocado

Dilma (à esquerda) abriu 24 pontos de vantagem sobre seu concorrente direto (à direita) em pesquisa Ibope

O Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão, divulgou na última sexta-feira, dia 3, um novo levantamento acerca das intenções de voto para a Presidência da República realizado pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope). Na pesquisa, a candidata Dilma Rousseff (PT), da coligação Para o Brasil Seguir Mudando (PT-PMDB-PC do B-PRB-PDT-PR-PSB-PSC-PTC-PTN), aparece com 24 pontos de vantagem sobre seu principal rival, José Serra (PSDB), que concorre ao Planalto pela coligação O Brasil Pode Mais (PSDB-DEM-PPS-PTB-PMN-PT do B).

De acordo com a coleta de dados estatísticos organizada pelo instituto, Dilma venceria no primeiro turno, detendo 51%, enquanto Serra, o segundo colocado, está com 27%. A senadora e ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (PV-AC) oscilou de 7% na pesquisa anterior, feita entre os dias 24 e 26 de agosto, para 8%. Outros sete concorrentes, filiados a legendas nanicas, cujo tempo de propaganda no rádio e na TV equivale a irrisórios 55 segundos, não pontuaram. Brancos ou nulos somam-se 6%, e 7% dos eleitores não souberam ou não opinaram em quem vão votar.

Segundo turno

No caso de um provável segundo turno entre Dilma e Serra, em 31 de outubro, as projeções indicam que a petista venceria com 55% contra 33% do adversário tucano. 6% votariam em branco ou em nulo, e 5% estão indecisos. O Ibope também fez uma avaliação da administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A maioria dos entrevistados – 77% – avalia o atual governo como sendo bom ou ótimo, ao passo que 18% consideram-no regular e 4% ruim ou péssimo. Sua aprovação pessoal chega a 85%, e 11% reprovam a atuação do presidente.

A presidenciável do Partido dos Trabalhadores à Presidência também segue na dianteira na pesquisa espontânea, na qual o nome do candidato não é citado, abrindo 10 pontos percentuais de vantagem sobre José Serra. Segundo essa espécie de levantamento, Dilma Rousseff detém 43% das predileções do eleitorado, contra 33% do ex-governador paulista e 2% alcançados por outros candidatos. Serra possui o maior índice de rejeição eleitoral, com 26%, seguido dos 19% de Dilma e 15% de Marina.

O Ibope entrevistou 3.010 pessoas em 204 municípios brasileiros no período de 31 de agosto a 2 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo, a pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 27.597/2010.

Datafolha: Dilma também é favorita

Pesquisa do Instituto Datafolha divulgada neste sábado, dia 4, demonstra a ampla liderança e confirma o favoritismo de Dilma, detentora de 50% das intenções de voto – na anterior, com dados coletados entre 23 e 24 de agosto, ela possuía 49%, um ponto a menos. Em segundo e terceiro lugares, respectivamente, Serra decaiu um ponto percentual, de 29% para 28%, e Marina teve um pequeno acréscimo de 9% para 10%. Os outros presidenciáveis conseguiram pontuar apenas 1%, enquanto brancos ou nulos correspondem a 4% e 7% dos entrevistados estão indecisos.

Se as eleições fossem hoje, a ex-ministra-chefe da Casa Civil alcançaria sua vitória no primeiro turno, com 50% dos votos válidos. O instituto ainda prevaleceu a receptividade dos três principais candidatos como um dos itens fundamentais para este pleito. De acordo com a pesquisa, Dilma é a mais receptiva entre o eleitorado masculino, com 56% das preferências, ao passo que o feminino chega aos 46%. Contrariamente, a maioria dos votos dados a Serra e a Marina é atribuída às mulheres. 29% das eleitoras assumiram sua predileção no tucano, contra 28% dos homens. A verde é a favorita de 10% das mulheres, contra 9% dos homens, diferença de 1 ponto percentual.

4.314 eleitores foram ouvidos pelo Datafolha em 203 municípios visitados entre os dias 2 e 3 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento estatístico foi registrado no TSE sob o número 27.903/2010.

Comentários

Danillo Leite disse…
Boa tarde,

vejo essas pesquisas e fico indignado.
é incrível a manipulação de dados.

Veja nesse Link http://bit.ly/9FZTG2 os dados levantados pelo Datafolha.

Por que será que é tão divergente do que está sendo publicado na midia?