Mixagem sígnica em avenida do Stiep

Foto: Hugo Gonçalves

Junção de duas peças publicitárias num terreno abandonado na Avenida Professor Manoel Ribeiro, no Stiep, próximo ao Centro de Convenções da Bahia. Como podemos perceber na leitura dos signos na fotografia acima, vemos dois elementos concatenados entre si – parte de um cartaz anunciando um lançamento imobiliário em fase final de vendas, o condomínio Morada das Torres Residencial Clube; e uma sequência de oito cartazes de propaganda do candidato a deputado federal do PT Emiliano José exprimindo o apoio recebido do ex-governador e ex-ministro Waldir Pires. Ao fundo, miscelânea de condomínios de classe média no entorno do local fotografado.

O exemplo desmascarado acima nos ampara a vivenciar com a infinitude suprema dos signos. Temos aí um cartaz enorme, impactante, e dentro dele há inúmeros elementos: a reconstituição ilustrativa do condomínio, uma moça boiando na piscina, uma seta vermelha em sentido direito, correspondente ao terreno onde a obra em evidência está sendo construída e incorporada por uma firma prestigiada do ramo, a André Guimarães. A inclusão da moça no cartaz nos dá a impressão de que condomínios residenciais como o Morada das Torres têm espaço reservado ao lazer de seus habitantes.

No muro balizador de um terreno baldio, observamos outros cartazes publicitários, todos iguais, semelhantes, nos quais Waldir elucida seu respaldo eleitoral a seu amigo e correligionário Emiliano. A inscrição "Waldir vota Emiliano 1331", em letras garrafais, capacita a rápida memorização do indivíduo ao eleger aquele candidato a deputado federal. Sobrepostos no mesmo muro anteriormente pichado com os nomes dos candidatos ao governo da Bahia e à Presidência, Wagner e Dilma, respectivamente, as peças de Emiliano, tendo o vermelho como cor predominante, sentimentalizam-nos o espírito libertador e a semântica democrática e progressista.

Comentários