Instituto ACM é lançado

Cerimônia de lançamento do órgão que preservará a memória do ex-senador e oferecerá cursos de formação de administradores foi realizada na véspera de seu aniversário

Peças do acervo particular de ACM serão expostas ao público no instituto
(Foto: Reprodução BA TV)

Com informações do Correio*, de Mauro Anchieta (TV Bahia) e da Agência Estado

Às vésperas do aniversário póstumo de 83 anos do ex-senador Antônio Carlos Magalhães, um dos mais influentes políticos baianos da contemporaneidade, morto em 2007, foi lançado, na manhã desta sexta-feira, o Instituto Antônio Carlos Magalhães de Ação, Cidadania e Memória (IACM), em sua própria sede, no Terreiro de Jesus, uma das áreas de maior movimentação no Centro Histórico de Salvador. O órgão, além de resgatar a história política do homenageado, será um centro de formação de futuros gestores.

O estatuto do IACM foi lançado durante missa solene em memória dos três anos de falecimento do político, celebrada em 20 de julho pelo monsenhor Gaspar Sadoc, um dos seus grandes amigos, na Igreja da Vitória, onde ele é pároco. Durante a celebração religiosa, foi definida a diretoria do instituto, com o senador Antônio Carlos Magalhães Júnior (DEM-BA), também presidente da Rede Bahia, como presidente, e seu sobrinho Luís Eduardo Magalhães Filho, membro do Conselho de Administração da Rede Bahia, como vice-presidente.

Participaram da cerimônia várias autoridades, como a viúva de ACM, dona Arlette Maron de Magalhães, presidente de honra do instituto, seu filho ACM Júnior, o prefeito João Henrique (PMDB) e o candidato do DEM ao governo da Bahia, ex-governador Paulo Souto, além de netos do senador falecido, incluindo o deputado federal e candidato à reeleição ACM Neto (DEM-BA).

Dona Arlette Magalhães, viúva de ACM, é a presidente de honra do IACM
(Foto: Correio*)

Cursos gratuitos

O IACM formará jovens para atuar nas administrações pública e privada através de diversos cursos oferecidos gratuitamente em parceria com universidades, como Liderança, Oratória, Organização Política e Marketing Pessoal. Além disso, explorará a trajetória de mais de 50 anos de vida pública de ACM, descrita por meio de fotografias históricas, cartas, manuscritos, condecorações, objetos pessoais e livros de sua biblioteca particular. Grandes realizações dele como prefeito de Salvador, governador do estado por três vezes e ministro das Comunicações também serão enfatizadas.

Segundo ACM Júnior, presidente do órgão, em entrevista ao repórter Mauro Anchieta, da TV Bahia, "os grandes momentos da história da Bahia contemporânea passam na vida do senador". A previsão é de que o IACM seja aberto ao público a partir de dezembro.

Comentários