Blecaute atinge 190 cidades baianas

Provocado por incêndio em linha de transmissão no Tocantins, desligamento da rede elétrica interferiu, além da Bahia, em mais dez estados do Norte e do Nordeste

Com informações de A Tarde On Line, Correio* e Tribuna da Bahia

Às 16 horas e 45 minutos desta terça-feira, um incêndio se alastrou, atingindo a linha de transmissão Gurupi-Miracema, no Tocantins, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Temporariamente, o fornecimento de energia elétrica em todos os nove estados do Nordeste e em dois do Norte foi interrompido por 28 minutos.

O incidente atingiu Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Pará e Tocantins, encerrando às 17 horas e 13 minutos. Na Bahia, 190 municípios, incluindo Salvador, sofreram o blecaute simultâneo provocado pelo fogo que desligou as linhas interligando as regiões Norte/Nordeste e Sul/Sudeste/Centro-Oeste.

Dezenas de residências de Salvador foram criticamente afetadas em alguns bairros pelo blecaute. Para evitar o prolongamento da falta de energia, a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) acionou um plano emergencial denominado Esquema Regional de Alívio de Carga. A situação voltou a se normalizar quando os serviços de manutenção da linha foram concluídos.

Comentários