O moderno se instala no Centro Antigo

Construído e inaugurado há 24 anos, Palácio Thomé de Souza, sede da Prefeitura de Salvador, permanece intacto ao lado de edificações antigas

Palácio Thomé de Souza não incomoda o patrimônio histórico soteropolitano
(Foto: Hugo Gonçalves)

Sede atual da Prefeitura Municipal de Salvador, o Palácio Thomé de Souza, situado na praça homônima, causa significativo espanto a soteropolitanos, baianos de outros municípios que visitam a capital e turistas. O projeto pós-moderno, idealizado pelo renomado arquiteto carioca João Filgueiras Lima, o "Lelé", persevera no mesmo local, em total diálogo com outras construções de épocas e de tendências arquitetônicos diferentes – o Paço Municipal, sede da Câmara, edificado segundo modismos neoclássicos; o Palácio Rio Branco, misto de Renascimento e Neoclassicismo; e o Elevador Lacerda, remodelado em 1930 em estilo art-déco. Entretanto, a convivência de edificações arcaicas e contemporâneas não incomoda o patrimônio histórico de Salvador.

A sede anterior da Prefeitura, de 1983 a 1986, era o Solar Boa Vista, no Engenho Velho de Brotas. Mário Kertész, que fora prefeito biônico entre 1979 e 1981, por indicação de Antônio Carlos Magalhães, reassumiu o cargo em 1º de janeiro de 1986, desta vez rompido com o ex-governador, sendo o primeiro eleito pelo voto popular após a ditadura militar.

Filiado ao PMDB, Kertész, ao regressar ao posto de prefeito, cumpriu a promessa de transferir o centro das decisões municipais para o Centro Histórico de Salvador, na chamada "Praça Mater" erguida por Thomé de Souza. Construído em tempo recorde de catorze dias, utilizando estruturas de aço, vidro e concreto armado, o palácio batizado com o nome do primeiro governador-geral do Brasil foi inaugurado em 16 de maio de 1986, na segunda gestão de Mário Kertész.

O edifício, a princípio, foi erguido com a intenção de abrigar provisoriamente o Poder Executivo municipal por possuir estrutura desmontável, mas 24 anos depois da sua inauguração ele continua sendo definitivo. Conforme os dizeres gravados na placa de inauguração do palácio, "a volta da Prefeitura Municipal do Salvador a este sítio histórico (a Praça Thomé de Souza) é o marco inaugural de um novo Projeto de Cidade", em alusão ao programa urbanístico implementado pela Prefeitura na época, que previa, entre outras realizações, a recuperação de praças com a instalação de mobiliários urbanos pré-moldados.

Comentários