Monumento a Thomé de Souza

Detalhe do busto do fundador da cidade de Salvador
(Foto: Hugo Gonçalves)

O português Thomé de Souza, nomeado pelo rei D. João III para ser o primeiro Governador e Capitão-Geral do Estado do Brasil, chegou à colônia em 29 de março de 1549, desembarcando no Porto da Barra, com a incumbência de fundar uma fortaleza e uma grande povoação nas proximidades da Baia de Todos-os-Santos, que originou a atual cidade de Salvador. Para a execução do seu traçado e construção dos seus primeiros edifícios, a Coroa portuguesa contratou o mestre de obras Luís Dias.

Pai de Garcia d'Ávila, detentor do outrora maior latifúndio das Américas, a Casa da Torre, hoje partilhada em várias regiões, como o Litoral Norte, Thomé de Souza exerceu o cargo de governador-geral até 1553, sendo sucedido por Duarte da Costa.

Durante as comemorações dos 450 anos de Salvador, em 29 de março de 1999, foi inaugurado, na Praça da Sé, o busto do criador de uma fortaleza que se transformaria na terceira maior cidade do país. O monumento, esculpido em bronze e alicerçado em um pedestal trapezoidal de granito cinza, foi relocado na praça que leva o nome do homenageado em 8 de julho de 2005, por iniciativa do prefeito João Henrique.

Comentários