Casa da contemporaneidade

A Casa do Comércio chama a atenção por seu projeto arquitetônico e por suas atividades

Edifício abriga o Cine-Teatro Sesc e as sedes administrativas do Sistema Fecomércio-BA
(Foto: Divulgação)

O edifício da Casa do Comércio, situado na Avenida Tancredo Neves, zona empresarial de Salvador, é um dos principais pontos turísticos e estratégicos da cidade, chamando a atenção não somente pelo seu projeto arquitetônico pós-moderno, mas também pelas atividades nele realizadas. Suas obras, executadas pela Construtora OAS, se iniciaram em 1982, sendo inauguradas em 28 de janeiro de 1988.

Concebido pelos arquitetos Jáder Tavares, Otto Gomes e Fernando Frank, o projeto ultracontemporâneo funcional, em formato de jardins suspensos, foi materializado com estruturas de concreto, aço e vidro. Além de abrigar o Cine-Teatro Sesc Casa do Comércio, são instalados, no edifício, as sedes administrativas da Federação do Comércio do Estado da Bahia (Fecomércio-BA), do Serviço Social do Comércio (Sesc-BA) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-BA) e o Centro de Estudos Sócio-Econômicos (Cesec).

Numa placa de concreto fixada na fachada, estão registradas as palavras do memorável Deraldo Motta, ex-presidente da Federação do Comércio do Estado da Bahia entre 1956 e 1987, ano em que faleceu. Foi durante a sua gestão que se iniciou as obras de construção do prédio. Seus dizeres abaixo sintetizam os ideais e a importância da Casa do Comércio para o desenvolvimento econômico do Nordeste.

“...Da Casa do Comércio

Menos pelo inusitado projeto arquitetônico que se implanta como referência perene da cidade, mas, sobretudo pela filosofia de suas atividades – cultura, arte, lazer, turismo, pesquisa, um Centro de Estudos Sócio-Econômicos, uma empresa pedagógica, embrião de uma universidade para o trabalho, voltada para o Nordeste, na busca da superação das distorções inter-regionais.

Deraldo Motta”

Comentários

Bastos disse…
Boa Noite Hugo, estou fazendo um trabalho sobre a casa do comércio de Salvador, você teria mais informações sobre esse projeto?

Grato

Adriano