Ganhei "O futuro da internet"

Capa de O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária

Após o encerramento total da palestra “A Democracia Online: Política, Estado e Cidadania através de Plataformas Digitais”, presidida pelo doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), Sivaldo Pereira, no Cibercomunica 5.0, os participantes que estavam na plateia do Auditório Zélia Gattai da Unijorge, inclusive eu, estavam concorrendo ao livro O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária, dos professores André Lemos e Pierre Lévy. O anúncio havia sido feito desde ontem pelo professor Macello Medeiros, responsável pela organização do evento.

O livro foi lançado anteontem, durante a abertura do Cibercomunica 5.0, ministrada por André Lemos, um de seus autores, e é publicado pela editora Paulus, patrocinadora do ciclo.

Eu, bastante concentrado no momento do encontro que discutiu a interação entre governo e cidadão através de mecanismos online, estava pensando com clareza a resposta referente à seguinte pergunta dita por Macello: "Quais são os três requisitos democráticos para a interface digital, citados por Sivaldo Pereira?" Na hora H, eu, em meio a outros concorrentes, respondi controladamente a essa questão fácil de se entender: "Publicidade, responsividade e porosidade". Imediatamente, nas mãos de Macello, já recebi de presente o livro O futuro da internet, uma maravilhosa obra prima que trata das constantes interações entre a sociedade e o ciberespaço.

Comentários