Eleições para reitor da Ufba estão sendo apuradas

Uma das três chapas será escolhida pelo Ministério da Educação para comandar a universidade no próximo quadriênio

Até o final desta quinta-feira, estão sendo apuradas as urnas para as eleições dos novos reitor e vice-reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), que foram realizadas na terça e na quarta. O processo começou na manhã de hoje, sendo que o resultado final determinará a ordem dos nomes dos candidatos que comporão a lista tríplice a ser encaminhada ao ministro da Educação, Fernando Haddad, em Brasíia. A chapa escolhida pelo ministro irá dirigir a maior universidade pública do estado no quadriênio 2010-2014

O pleito ocorreu nas unidades de Salvador, Vitória da Conquista, Barreiras e Oliveira dos Campinhos, distrito de Santo Amaro, no Recôncavo, onde se localiza o Centro de Desenvolvimento da Pecuária. Três chapas concorreram à autoridade máxima da Ufba. A Chapa 1 é formada pelos professores João Augusto de Lima Rocha, da Escola Politécnica, e Ademário Spínola, do Instituto de Saúde Coletiva; a 2, pelos professores Roberto Paulo Correia de Araújo, do Instituto de Ciências da Saúde, e Modesto Jacobino, da Faculdade de Medicina; e a 3, pelos professores Dora Leal Rosa, da Faculdade de Educação, e Luís Rogério Bastos, do Instituto de Geociências.

Pouco antes de os nomes dos novos reitor e vice-reitor da Ufba serem divulgados, haverá a oficialização do resultado das eleições na próxima segunda-feira, pelo Colégio Eleitoral. A lista tríplice com a porcentagem dos votos será encaminhada, em seguida, pelo ministro Haddad, que escolherá uma das três chapas inscritas. Fica garantida, ao Ministério da Educação (Mec), a possibilidade de escolher o candidato menos votado.

Comentários

Hugo Gonçalves disse…
Surpresa na reitoria: quem vai comandar a Ufba será, pela primeira vez, uma mulher, Dora Leal Rosa.