Ciclo debate sobre formas de comunicação atuais

Democracia virtual é discutida no Cibercomunica 5.0, conjunto de palestras que a Unijorge acontece na próxima semana, contando com um público variado

Será realizado, entre os dias 11 (terça-feira) e 13 (quinta-feira), no Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), o Cibercomunica 5.0 – Ciclo de Palestras sobre Comunicação, Informação e Tecnologias Contemporâneas. Para este ano, o tema é a ciberdemocracia, ou democracia virtual. Os objetivos fundamentais do evento são a discussão de políticas públicas digitais e das relações entre a comunicação e as tecnologias contemporâneas e o incentivo à criação e ao desenvolvimento de novos produtos digitais de comunicação.

Segundo o blog do evento, ele é direcionado aos estudantes, professores e profissionais de comunicação, basicamente nas áreas de rádio, televisão, jornais, internet e publicidade e propaganda. Estudantes e profissionais de marketing e sistemas de informação também marcam presença no seu diversificado repertório de participantes. Portanto, o evento é aberto ao público, independentemente da área de atuação do indivíduo.

A quinta edição do ciclo, criado em 2006, será aberta no dia 11, a partir das 19 horas, com a presença do renomado professor André Lemos. O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/Ufba) presidirá a palestra “O Futuro da Internet”. Ele também lança, às 21 horas, o livro homônimo, escrito em parceria com o professor francês Pierre Lévy, do Departamento de Hipermídia da Universidade de Paris VIII.

Nos dias seguintes, quatro palestras abordarão cada tema. Camilo Aggio, doutorando em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Ufba, abordará a importância do uso da internet em campanhas políticas, no dia 12, às 9 horas, por meio da discussão “Os Novos Modos de Envolvimento e Interação entre Eleitores, Candidatos e Partidos a partir das Campanhas Online”. No mesmo dia, às 19 horas, “Cultura Digital como Políticas Públicas” será ministrada por Messias Bandeira, mestre e doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Ufba, e Alice Lacerda, graduada em Produção Cultural pela universidade.

Em “A Democracia Online: Política, Estado e Cidadania através de Plataformas Digitais”, o jornalista e doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Ufba Sivaldo Pereira abrirá o terceiro e último dia do evento, às 9 horas. A palestra “A Nova Política nos Espaços ‘Virtuais’ das Sociedades Contemporâneas”, de Sílvio Benevides, sociólogo graduado pela Ufba e professor da Unijorge, fechará o Cibercomunica 5.0, às 21 horas do dia 13.

O Cibercomunica é realizado pelo Núcleo Transdisciplinar de Comunicação e Tecnologia da Unijorge (Transit), sob a coordenação do professor Macello Medeiros. Além disso, tem a promoção dos cursos de Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Produção Audiovisual) e do Atelier de Comunicação e Cultura do centro universitário. Para confirmar a presença no ciclo, basta levar 1 kg de alimento não perecível, cujo total recebido será doado pelas entidades filantrópicas apoiadas pelos projetos sociais da Unijorge.

Comentários