Serra mantém a liderança na corrida presidencial

Pesquisa Datafolha divulgada hoje mostra que o pré-candidato do PSDB continua na frente de Dilma, enquanto Marina Silva "atropela" Ciro Gomes pela primeira vez nas intenções de voto

Com informações da Agência Estado e da Folha Online

A pesquisa do Instituto Datafolha para a sucessão presidencial de outubro, divulgada na madrugada de hoje, mostra que o ex-governador de São Paulo, José Serra (PSDB), pré-candidato do partido, permanece na liderança, com 38% das intenções de voto. A seguir, vem a ex-ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), com 28%, a ex-ministra do Meio Ambiente e senadora Marina Silva (PV-AC), com 10%, e o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), com 9%.

Do total de 2,6 mil eleitores entrevistados entre os dias 15 e 16, 7% disseram que votarão em branco ou nulo e 8% estão indecisos. Este levantamento tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Na pesquisa anterior do Datafolha, divulgada no final de março, Serra tinha 36%; Dilma, 27%; Ciro, 11% e Marina, 8%. Nesta pesquisa, Marina está à frente de Ciro pela primeira vez nas intenções de voto, apesar de os dois pré-candidatos estarem tecnicamente empatados.

Também foi apresentado, na pesquisa, um possível cenário sem a presença de Ciro Gomes, em duas simulações. Para o primeiro turno, Serra amplia vantagem sobre Dilma por 42% contra 30%, e Marina fica com 12%. Numa simulação de segundo turno, entre Dilma e Serra, o pré-candidato tucano lidera com 50% das intenções de voto e a petista aparece com 40%. A pesquisa anterior mostrava que o ex-governador de São Paulo tinha a preferência de 48% do eleitorado, e Dilma, 39%.

O pré-candidato que registra o maior índice de rejeição entre os quatro presidenciáveis citados na pesquisa do Datafolha é Ciro Gomes, com 27%. Serra e Dilma vêm em seguida, com 24%, e Marina, com 10%. O levantamento divulgado hoje é o primeiro após o lançamento da candidatura de Serra, ocorrido no sábado passado.

Além disso, a pesquisa também avaliou o índice de aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A aprovação do governo federal ficou em 73%, correspondendo a ótimo ou bom, tendo queda de três pontos percentuais em relação ao mês anterior. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 8.383/2010.

Parlamentares elogiam e criticam desempenho

O líder do DEM no Senado, José Agripino (RN), disse hoje que Serra tem possibilidades de ampliar a vantagem sobre Dilma, candidata indicada por Lula. "O governador (Serra), com o tempo disponível de candidato e as visitas que vai fazer, terá espaço para crescer", afirmou Agripino, confiante no crescimento do pré-candidato tucano na última pesquisa. Agripino também disse que Dilma, ao chegar ao limite da pesquisa, está ancorada à máquina governamental.

Por outro lado, o deputado Henrique Fontana (PT-RS), ex-líder do governo na Câmara, afirmou que o resultado não altera o rumo da candidatura do seu partido à Presidência. "Temos um sinal claro que a maioria quer a continuidade", disse o deputado. Ele ainda criticou a diferença entre os resultados realizados pelo Datafolha e por outros institutos. "Está acontecendo um problema grande com os institutos de pesquisa. Um dá empate e outro dá dez pontos de diferença, em períodos semelhantes de consulta?", questionou Fontana, referindo-se sobre a pesquisa divulgada na terça-feira passada pelo instituto Sensus, na qual Serra e Dilma estão praticamente empatados, com 33% e 32%, respectivamente.

Comentários