Megaespetáculo de forró agita Salvador

Em sua terceira edição, o Forró do Reino mescla o ritmo nordestino com o axé

O mês de junho vem aí, e os estados nordestinos estão se preparando para oferecerem às pessoas de todas as idades e classes sociais várias opções para curtir a incrível sonoridade do forró. Ao misturá-lo com o axé genuinamente baiano, o gênero característico da região praticamente se carnavalizou. Músicas que vão fazer sucesso neste São João, estrategicamente lançadas pelas gravadoras, estão sendo executadas nesses tempos pós-carnavalescos. Portanto, shows e ensaios de forró, realizados em espaços específicos, fazem com que seus admiradores curtam-no em harmonia.

Um dos mais importantes preparativos para o São João em Salvador é o Forró do Reino, que acontecerá no próximo sábado, 1º de maio, num ambiente tipicamente interiorano dentro da capital, o Parque de Exposições. A presença de três atrações com diferentes sotaques na terceira edição do festival sinaliza um período de transição entre o Carnaval e os festejos juninos. Nosso estado é representado pelo grupo Asa de Águia, enquanto duas bandas do carro-chefe do evento vieram de Fortaleza. Tratam-se dos Aviões do Forró, que haviam se apresentado na sua primeira edição, em 2007, e do Forró do Muído (sic), que, apesar de ser uma banda bem-sucedida no Nordeste, é quase desconhecida por aqui.

Realizado por empresários da indústria de entretenimento, que estão se lucrando graças a seus ótimos negócios, o Forró do Reino sempre carnavalizou o gênero com êxito, tornando-o mais eletrizado. O irreverente cantor e compositor Durval Lelys seguirá firme no comando do Asa após o sucesso do seu Vale night. Como de costume, Durval inaugura, oficialmente, a festa, considerada a prévia da “folia” interiorana. Em seguida, os Aviões se apresentarão no Parque de Exposições, com o objetivo primordial de fazer o público se animar ao som de seus principais sucessos, incluindo os mais recentes.

A banda cearense, com os simpáticos cantores Xandy Avião e Solange Almeida à frente, foi uma das pioneiras a dar uma aparência elétrica ao forró tradicional. O carisma de seus vocalistas e a sua progressiva e irresistível sonoridade encantam, cada vez mais, multidões em todo o Brasil. Outro grupo que chega com muita alegria e energia ainda é pouco conhecido em terras soteropolitanas: o Forró do Muído, com uma trajetória recente – são apenas três anos. Formado basicamente por um “triângulo amoroso” – as irmãs Simone e Simária, e um homem, Binha Cardoso – o grupo terá a enorme esperança de emocionar a plateia em Salvador.

Como se sabe, o sucesso dos grandes eventos que estão mudando a fisionomia do entretenimento na Bahia é atribuído ao show business, que é sua parte corporativa. A exemplo do Forró do Reino, a maioria dos shows de forró, atualmente, está em rápido, dinâmico e constante processo de carnavalização graças ao esquema montado por empresários do ramo. Combinar os dois gêneros no São João está se tornando a verdadeira finalidade do que é, na teoria, o maior festejo popular do Nordeste.

Comentários

Mila Marinho disse…
Parabéns, Hugo!!!
Muito interessante o seu texto, mas eu acho que vc deveria repensar spbre a influência da industria cultural sobre esse tipo de festa e aprofundar mais o assunto.