Valença traz maravilhas para os turistas

Cidade do baixo sul da Bahia, além de ser um importante centro turístico, com suas belíssimas paisagens, é uma das maiores produtoras de camarão e dendê do Brasil

Vista noturna do centro
(Foto: Hugo Gonçalves)

A cidade de Valença, localizada na Costa do Dendê, litoral sul da Bahia, é uma das mais belas atrações turísticas do estado. Também é uma das maiores regiões produtoras de camarão e de azeite de dendê do Brasil, dois ingredientes básicos para a fabricação das comidas típicas baianas, tais como o acarajé, o abará, o vatapá, o caruru, as moquecas, as mariscadas, dentre outras. O acesso ao município é feito via ferry-boat de Salvador até à ilha de Itaparica, indo por estradas cercadas de Mata Atlântica que passam por vários municípios do Recôncavo, como Nazaré das Farinhas e Jaguaripe.

Cartão-postal de Valença, o Rio Una corta a cidade e lembra muito um trecho do Recife
(Foto: Hugo Gonçalves)

Os bonitos calçadões impressionam turistas que chegam à cidade
(Foto: Hugo Gonçalves)

Suas encantadoras e fascinantes paisagens são extraordinárias, inclusive quando vistas à tarde e à noite. Uma delas é um lindo trecho do centro, sendo banhado pelo maravilhoso Rio Una, que corta a cidade, pelo qual passam três pontes azuis, cor-símbolo de Valença, que lembra muito um trecho do Recife cortado pelo Rio Capibaribe. O Rio Una é navegável, pois há o Terminal Hidroviário de Valença, onde os turistas embarcam até à vila de Morro de São Paulo, na ilha de Tinharé, através de lanchas e de catamarãs. Quando viajamos à cidade, em 16 de janeiro, fiquei realmente impressionado e emocionado por esse cenário deslumbrante.

De quebra, os bonitos calçadões que beiram o rio, ao lado da avenida principal, enfeitados com espécies vegetais típicas da região, também impressionam totalmente os turistas. O comércio de peixes e de frutos do mar, com destaque para o camarão, uma das principais atividades econômicas do local, é realizado no Centro Comercial de Pescados, no Mercado Municipal e em outros estabelecimentos de pequeno, médio e grande porte, sendo importantíssima fonte de renda e de sobrevivência da população valenciana.

Duas construções típicas do século XIX: a Câmara Municipal (no alto) e o palácio azul (acima)
(Fotos: Hugo Gonçalves)

Os palácios construídos no século XIX, em estilo neoclássico, encantam valencianos e turistas. No centro, o edifício da Câmara Municipal, inaugurado em 1849, lembra o Paço Municipal de Salvador devido a sua forma arquitetônica, com seus arcos na fachada. Outra belíssima construção oitocentista é um misterioso, porém maravilhoso, palácio azul, localizado na Praça Dr. Admar Braga Guimarães, a principal de Valença. Esse monumento serviu de hospedaria para o imperador D. Pedro II durante as viagens que ele fez à Bahia. Acima do centro, no Morro do Amparo, há o imponente Convento do Amparo, o maior templo religioso da cidade, com fachada em branco e azul.

Maior templo de Valença, o Convento do Amparo está localizado no morro de mesmo nome
(Fotos: Hugo Gonçalves)

Vista lateral da Praça Admar Braga Guimarães
(Fotos: Hugo Gonçalves)

Um dos atrativos de Valença, a Praça Admar Braga Guimarães foi totalmente reurbanizada com recursos próprios da prefeitura, em 1987. Sua entrada se dá por uma rosa-dos-ventos e, em seguida, por uma escadaria de sete degraus, pavimentada com pedra portuguesa, formando um desenho de um tabuleiro de xadrez. Ela é arborizada e perfeitamente decorada com pinturas em tons azuis, placas de concreto hexagonais e bancos de madeira. A praça, situada no centro, é preservada e bem cuidada, sendo um lugar ideal para passeios, lazer e descanso.

Na mesma praça, a criançada não pode deixar de fora, divertindo-se no Parque Mãe Zinha Magalhães, com um parquinho infantil com dois tipos de brinquedos. Além disso, o parque oferece várias atrações voltadas para as crianças. Para se hospedar durante a estadia em Valença, uma ótima opção é o Centro de Lazer do Serviço Social da Indústria (Sesi), com chalés, camping, piscina, campo de futebol, quadras poliesportivas, quadras de tênis, bar, lanchonete e restaurante, tudo cercado de puro verde.

Comentários