Casarios e praias dão cor a Morro de São Paulo

Vilarejo situado na Ilha de Tinharé, na Costa do Dendê, Morro tem como portal de acesso o arco de uma fortaleza colonial. Para conhecê-lo, é preciso enfrentar o cansaço por causa das escadarias

Eu na Quarta Praia, uma das praias de Morro
(Foto: Celino Filho)

Aproveitando a nossa estadia à Costa do Dendê, seguimos a um lugar muito especial desse trecho do litoral baiano: a Ilha de Tinharé, pertencente ao município de Cairu, próximo a Valença. A ilha integra o arquipélago homônimo, do qual também fazem parte as ilhas de Boipeba e de Cairu. O nome da ilha e do arquipélago vem do tupi tynharéa, que significa "terra que avança para o mar", e foi com esse nome que o colonizador português Martim Afonso de Souza a avistou e a batizou, em 1531. É, realmente, um paraíso, onde a natureza convive em total harmonia com a cultura, especialmente a história.

O arco de acesso à vila, na Fortaleza de São Paulo, a maior da Bahia. A escadaria indica que Morro está perto para que os turistas possam desfrutar desse patrimônio
(Foto: Hugo Gonçalves)

Nosso passeio à Ilha de Tinharé teve como finalidade crucial conhecer e admirar a vila de Morro de São Paulo, um dos principais pontos turísticos da Bahia, Após minutos de uma travessia ecológica de lancha, iniciada no Terminal Hidroviário de Ponta do Curral, em Valença, chegamos ao arruinado arco de entrada da vila, na Fortaleza de São Paulo. Construída em 1630 e remodelada em 1863, no reinado de D. Pedro II, a fortaleza é a maior do estado. Ela, atualmente, serve apenas como portal de acesso.


Vários estabelecimentos instalados nos casarios restaurados fazem com que os turistas visitem a vila regularmente
(Fotos: Hugo Gonçalves)

Uma longa sequência de degraus na escadaria da fortaleza indica que Morro de São Paulo está bem perto para que os turistas possam desfrutar desse colorido e surpreendente patrimônio histórico. Mas é preciso ter calma para enfrentar o cansaço na hora de subir a escadaria. O vilarejo possui casarios coloniais restaurados, onde funcionam residências, hotéis, pousadas, agências de turismo, bancos, casas de câmbio, restaurantes, lanchonetes, pizzarias, boates, lojas e outros estabelecimentos comerciais.

Além de tudo isso, há a Capela de Nossa Senhora da Luz, erguida na primeira metade do século XVII e que hoje está fechada para trabalhos de restauração; e a Praça Aureliano Lima, bem no centro da vila, arrodeada de casarios. Seu ambiente mescla essas construções, que lembram o Centro Histórico de Salvador (Pelourinho), com a paisagem da Barra. Por sinal, Morro de São Paulo pode ser carinhosamente apelidada de "Pelobarra", por juntarem os dois cartões-postais da capital num só espaço, que também é considerado um balneário por conter quatro opções de praias para os nativos e os turistas curtirem.

Construída no século XVII, a Capela de Nossa Senhora da Luz hoje está sendo restaurada
(Foto: Hugo Gonçalves)

Praça Aureliano Lima: coração de Morro de São Paulo
(Foto: Hugo Gonçalves)

Existem quatro praias no complexo de Morro, cada uma batizada com seus respectivos numerais ordinais. São elas: Primeira Praia, Segunda Praia, Terceira Praia e Quarta Praia. Para ir até elas, é necessário que as pessoas subam outra escadaria, maravilhosamente complementada por um muro pintado com desenhos e frases de autoria da artista plástica local Ângela Toledo, feitos entre 2007 e 2009. Depois de mais uma agradável subida nessa mesma escadaria, entramos, finalmente, na Quarta Praia.

Como as demais praias que completam o vilarejo, a Quarta Praia é um ponto de encontro, de lazer e de diversão de moradores e turistas que visitam o lugar. Em frente ao mar, existe, por incrível que possa parecer, um supermercado denominado Super Praia, coabitando harmonicamente com o tradicional e corriqueiro comércio de ambulantes e de barraqueiros.

Comentários