A sociedade se preocupa com a beleza

Nos últimos anos, o modo de vida da sociedade em todo o mundo está sendo influenciado, cada vez mais, pelos famosos modelos estéticos impostos pela chamada ditadura da beleza. Esta tem, por objetivo, a total preocupação com o corpo, principalmente com o uso de diversas técnicas específicas para torná-lo perfeito e elegante, sendo um alerta para muitos médicos e especialistas. A estética, por sua vez, não tem nada a ver com saúde e com qualidade de vida.

O culto ao corpo perfeito constitui uma verdadeira alienação não apenas física, mas também moral e intelectual, criada e lançada pelos grandes veículos de comunicação, muitos deles pertencentes a empresários bem-sucedidos. Dentre eles estão a televisão, com comerciais divulgando produtos, e as revistas de moda e beleza. Ambos divulgam com frequência imagens de pessoas com seus corpos esculturais, geralmente modelos, demonstrando a adoração à sua perfeição física. Como exemplo podemos mencionar medicamentos que auxiliam na redução de peso, constantemente anunciados em programas de TV.

Aliados à força da mídia, os avanços científicos e tecnológicos contribuíram para o surgimento das cirurgias plásticas, do botox (toxina botulínica), da lipoaspiração, dos anabolizantes e de outros produtos e processos utilizados para as pessoas que querem um corpo visualmente belo. Além disso, muitas pessoas, especialmente mulheres, sofrem de anorexia, distúrbio alimentar muito comum no qual elas têm medo de engordar, mantendo-se magras e com um corpo bastante esquelético. Modelos profissionais foram vítimas da anorexia, como Ana Carolina Reston, morta aos 21 anos, em 2006.

Em academias de ginástica e musculação, o uso excessivo de anabolizantes no fisiculturismo pode causar um aumento exagerado na massa muscular, levando a sérias doenças no sistema circulatório. Alimentos conhecidos no mercado como diet, aqueles consumidos por pessoas que possuem restrição à sacarose (açúcar comum), contém adoçantes artificiais, como aspartame, sacarina sódica e ciclamato de sódio, que podem causar câncer e outras enfermidades.

Vivemos numa sociedade fortemente dominada pelo consumo de massa, na qual os anunciantes nos induzem a alterar substancialmente o modo de vida através de uma possível radicalização na forma física.

O uso das técnicas anteriormente citadas é prejudicial à saúde, pois apesar de modificarem drasticamente a aparência corporal, levam a maioria das pessoas, que as usam, à morte, assim como a anorexia. Não existe no mundo, por isso, nenhum indivíduo que possui um corpo perfeito, sendo este uma pura ilusão criada pela grande mídia, que é de fato um jogo de interesses e ambições individuais e comerciais. Ela existe, apenas, para anunciar e vender produtos.

Comentários

Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Oi meu ex aluno! Um dos preferidos rssrsrrsr É maravilhoso esta aqui Hugo, vendo toda a sua produção literária. Você é um grande escritor e sua professora sente muito orgulho de você! Bjos! Da sua ex prof. Parabéns!Regina Sodré