Análise antropológica de "Só se for a dois" (Cazuza)

Um dos maiores poetas do rock brasileiro dos anos 80, Cazuza compôs uma linda canção com uma letra de caráter socioantropológico, que eu gosto e admiro bastante, para entender melhor a formação do povo no nosso planeta. A música se chama Só se for a dois, lançada no álbum homônimo, de 1987, que foi o segundo disco solo do ex-vocalista do Barão Vermelho, um dos corajosos ícones da nossa juventude rebelde da geração 80.

Só se for a dois
(Cazuza e Rogério Meanda)

Aos gurus da Índia
Aos judeus da Palestina
Aos índios da América Latina
E aos brancos da África do Sul
O mundo é azul
Qual é a cor do amor?
O meu sangue é negro, branco,
amarelo e vermelho

Aos pernambucanos
E aos cubanos de Miami
Aos americanos russos
Armando seus planos

Ao povo da China
E ao que a história ensina
Aos jogos, aos dados
Que inventaram a humanidade

As possibilidades de felicidade
São egoístas, meu amor
Viver a liberdade, amar de verdade
Só se for a dois
(Só a dois)

Aos filhos de Gandhi
Morrendo de fome
Aos filhos de Cristo
Cada vez mais ricos

O beijo do soldado em sua namorada
Seja pra onde for
Depois da grande noite
Vai esconder a cor das flores
E mostrar a dor
(A dor)

Como explicitado na letra da música acima, as nações e seus respectivos povos que vivem na Terra, apesar de serem diferentes, coexistem entre si. Quando Cazuza diz "o meu sangue é negro, branco, amarelo e vermelho", ele refere-se aos quatro principais grupos étnico-raciais aqui existentes, mostrando que o povo é uma mistura dos mesmos. O negro representa o africano; o branco, o europeu; o amarelo, o asiático; e o vermelho, o índio nativo. Além disso, reflete a origem do povo brasileiro.

É uma música bem trabalhada, que, para escrevê-la, Cazuza combinou as diversidades étnicas que há no mundo com o amor. Ele estava certo: uma combinação perfeita, de convivência e de respeito, que resulta sempre na paz mundial. Viva Cazuza!

Comentários

Forasteiros disse…
obrigado pela ajuda. estava um pouco confuso mais você me ajudou muito Obrigado.
Matheus disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
EMI ADR NEV disse…
muito obrigada me ajudou numa redação minha e também eu não não sabia de nada isso me ajudou muuuuito
muito OBRIGADO