Triste rotina nacional

27 de maio de 2008

A maioria da população brasileira não está conseguindo uma boa profissão para ingressar no mercado de trabalho e para obter melhores condições de vida. Esse triste fenômeno socioeconômico que milhões de brasileiros estão enfrentando todos os dias é denominado desemprego, um dos nossos problemas que ainda estão longe de serem resolvidos, assim como a violência e a fome.

O desemprego se caracteriza pela ausência de uma determinada profissão para que um indivíduo exerça e é um problema que ocorre principalmente nas grandes cidades, onde as oportunidades de trabalho são maiores. Entretanto, as vagas para exercer uma atividade profissional são limitadas. Muitos desempregados vivem em comunidades de classe baixa e média baixa e não recebem salários pela falta ou perda de trabalho.

Entre as causas responsáveis pelo aumento do desemprego no país estão a falta de qualificação profissional; a automação, inclusive com a robotização nas indústrias; e a contratação de trabalhadores temporários por empresas terceirizadas. A cidade brasileira que possui altas taxas de desemprego é Salvador, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) entre as principais regiões metropolitanas.

Apesar de ser considerado um problema complexo, o desemprego pode ser controlado pelos cursos de qualificação profissional, concursos públicos e cursos universitários que preparam o estudante para o ingresso no mercado de trabalho nas mais diversas áreas. Todos os brasileiros devem trabalhar para terem uma vida justa, feliz e solidária.

Comentários