Ataque a FHC garantiu vitória de Jânio em 1985

As primeiras eleições diretas para prefeitos de capitais e demais cidades consideradas áreas de segurança nacional após a ditadura militar foram realizadas em 15 de novembro de 1985. Em São Paulo, o então senador Fernando Henrique Cardoso (PMDB), que estava liderando as pesquisas, acabou sendo derrotado por Jânio Quadros (PTB), último presidente eleito pelo voto direto antes do Golpe Militar de 1964, pelo qual ele foi cassado. Jânio havia sido prefeito da capital paulista nos anos 50 e voltou à Prefeitura graças aos constantes ataques feitos contra FHC, que em 1994 foi eleito presidente pelo PSDB, fundado por ele e outros dissidentes do PMDB em 1988.

No final da campanha, o então deputado federal Gastone Righi (PTB-SP), correligionário de Jânio, criticou veementemente seu principal adversário por irregularidades na propaganda e no uso indevido do dinheiro público na realização de showmícios para possibilitar a vitória do peemedebista nas urnas. Mas Jânio Quadros foi eleito o primeiro prefeito de São Paulo após 21 anos de ditadura. Assista o horário eleitoral a seguir, no qual aparece Gastone atacando FHC e defendendo a candidatura de Jânio. Vocês vão gostar do vídeo.



Quando Jânio tomou posse como prefeito da maior cidade do país, em 1º. de janeiro de 1986, ele pronunciou a seguinte frase: "Desinfeto porque nádegas indevidas se sentaram nela", referindo-se ao candidato derrotado. Portanto, Fernando Henrique, apoiado pelo então governador de São Paulo Franco Montoro e por Mário Covas, último prefeito biônico, que também ajudariam a fundar o PSDB, já havia sentado na cadeira de prefeito pouco antes da sua derrota, posando para a imprensa.

Comentários