Sonhos de uma noite de um verão timbaleiro

Sinto uma enorme vontade de conhecer um músico baiano pessoalmente, que é um dos meus cantores favoritos. Entre bastidores, autógrafos, entrevistas e sessões fotográficas, coisas que acontecem em qualquer espetáculo contagiante, meu sonho é ver essa extraordinária personalidade de perto num ensaio carnavalesco de uma das melhores bandas de axé durante minhas férias de verão. Sempre lembro que só conseguirei conversar com ele quando os seguranças me permitirem... Com a mais absoluta certeza!

Minha admiração pelo trabalho de um rapaz negro, de origem humilde, com cabelos semi-black power e uma inconfundível voz potente, começou há cerca de três anos, quando foi entrevistado para um conhecido telejornal campeão de audiência na Bahia no horário do almoço. Era época de lançamento de um álbum maravilhoso da banda da qual o jovem cantor com um brilhante talento faz parte. Foi a partir daí que ele chamou a minha atenção, não só por sua fisionomia juvenil, mas também por seu incrível e excelente trabalho musical.

Reparem o nome desse sujeito: Adenilson Brito Silva, popularmente conhecido por seu simples e carinhoso apelido, Denny, o querido e amado vocalista da Timbalada! Todos os anos, com sua maneira afro-brasileira de ser e de viver, Denny e sua turma fazem as multidões se animarem em tudo quanto é folia: no Carnaval de Salvador, nas famosas micaretas e nos shows que eles fazem no Brasil e no mundo afora. Nesses encontros timbaleiros, o uso excessivo de máscaras, pierrôs, colombinas, serpentinas e outras fantasias não é obrigatório. Apenas a alegria é recomendável!!!

Quando ouço qualquer música da Timbalada na voz de Denny, sinto um prazer imenso de ir aos ensaios desta banda liderada por um cara corajoso que venceu as barreiras do preconceito, utilizando-se de uma voz espetacular e harmoniosa para agitar as diferentes massas, da mais pobre a mais elegante. O lado compositor de Denny, especialmente num dos maiores sucessos da banda, Regando-te (do emocionante refrão: A Timbalada traz axé pra você...) me faz pular de pura alegria e descontração, por ser a cara da estação mais quente do ano. Admiro essa belíssima obra-prima que ele criou e deu de presente para toda a comunidade timbaleira.

Com tudo isso guardado na cabeça e no coração, já estou preparado para presenciar um grande momento da minha vida... São os ensaios da Timbalada para o Carnaval de 2010, realizados todos os domingos, entre janeiro e fevereiro, num espaço novo que nosso bom e velho Carlinhos Brown, fundador e patrão da banda, montou no antigo Mercado do Ouro. Trata-se do Museu du (sic) Ritmo, que não é de fato um lugar onde são realizadas exposições. É uma fantástica e reluzente casa de shows como outra qualquer, que a Timbalada reserva, é claro, para os ensaios mais acalorados e contagiantes.

Eu, assim como todos os admiradores da banda, terei o felicíssimo privilégio de conhecer pessoalmente um cantor do porte de Denny. Será uma noite tão divertida e animada antes de o show começar para, enfim, levantar poeira! Irei compartilhar, com certeza, os melhores momentos com ele e o universo timbaleiro que o rodeia, inclusive na hora dos autógrafos e das conversas com fãs e com a massa em geral.

Fica claro que só irei curtir, com todo gás, os magníficos ensaios da Timbalada quando o tempo estiver bom, muito bom mesmo! Se um sol escaldante aparecer sobre o litoral da Bahia num domingo, vai garantir uma colorida e agitada oportunidade de ver Denny acompanhado de uma grandiosa orquestra, com músicos completamente qualificados e criteriosamente selecionados por Mister Brown para dar maior tonalidade e equilíbrio aos arranjos.

Se tudo der certo – e dependendo do tempo e das minhas condições financeiras –, conseguirei um lugar cativo para curtir, com amor, harmonia, melodia, sinfonia, sintonia, energia positiva e alegria original, uma noite de ensaio da Timbalada no Museu du Ritmo. Esse maravilhoso espetáculo, repleto de pura animação e que combina com minha maneira de diversão, será uma grande chance para os timbaleiros se prepararem para desfilar no circuito Dodô (Barra-Ondina) a bordo de uma nova aventura radical da folia da Boa Terra... o fascinante e vibrante Bloco Jumper! (Por sinal, o nome do novo bloco significa “saltador”, dando uma ideia de aventura ao Carnaval de Salvador.)

Tudo de bom que acontece num show da Timbalada não é só realidade, mas também ALEGRIA, ALEGRIA, ALEGRIA ORIGINAL!

Comentários

Unknown disse…
Adorei o texto ,Hugo e fico muito orgulhosa por você e de,principalmente, ter sido sua professora e ter compartilhado bons momentos contigo. Sou também fã da Timbalada e de Dennis e dia 8 de novembro, no primeiro ensaio , estaremos lá. Bjs e sucesso pra vc.
Hugo Gonçalves disse…
Marinez, gostei muito da sua dedicatória referente à crônica. Mas só tem um erro nela: o nome correto do cantor é Denny, e não Dennis, conforme você escreveu.
Unknown disse…
Sou timbaleira de corpo e alma, venho aqui dizer que achei seu texto sobre Denny e a Timbalada Perfeito Demais! Bjs**